EU QUERO PÃO DE QUEIJO
Crianças costumam imitar os pais em tudo. Por isso é muito importante se observar bem o que estamos passando para elas.
Esta semana vi, no supermercado, uma senhora que trazia o filho de uns 3 anos, mais ou menos, sentado no carrinho das compras. Quando ele passou perto do pão de queijo ele disse: mãe, compra pão de queijo, compra, compra... Como a mãe não deu importância ao rebento, ele disse: eu não estou brincando,viu? Vou contar até três.
Naturalmente é assim que ela fala com ele. Eu também fiz o mesmo, quando meus filhos eram pequenos. Lembro-me do caçula, quando eu lhe dava alguma bronca, dizer: mãe, começa a contar. Penso que ele achava que era normal eu contar.
Não me perguntem o que eu faria se contasse até três e ele continuasse fazendo a mesma arte.
Esses são exemplos inofensivos relativos ao comportamento das crianças, imitando os pais.
Agora quando o pai bebe ou fuma desbragadamente na frente dos filhos, quando é estúpido com um subalterno ou mesmo com a mãe ou a esposa, o exemplo é o mais danoso possível. Com que autoridade o pai vai proibir o filho de fumar ou beber se ele faz isso todos os dias na frente das crianças? Como vai querer ser respeitado pelos filhos se trata a mãe tão mal?
Pais são responsáveis pelo ser humano que botaram no mundo e têm que pensar que eles são os professores e as crianças alunos que aprendem tudo: o bom e o ruim.