POETAS PEDEM SOCORRO

Já dizia o grande e glorioso Mario Quintana "Ser poeta não é apenas dizer grandes coisas, mas ter uma voz reconhecível dentre todas as outras" . E eu afirmo que para se fazer ouvir é preciso antes reconhecer sua própria voz. Enganam-se quem pensa que para ouvir grandes coisas é preciso ler grandes mestres. Às vezes, a sabedoria está num simples rabisco de uma criança, por exemplo, ou escondido na página suja de um livro, talvez até nunca lido. Às vezes, de onde menos se espera sai um manancial. Não vou ter a pretensiosidade de dizer que o que eu escrevo é o certo. Que sou o dono da verdade. Tão pouco vou me aviltar, deixando de acreditar em minhas próprias idéias. Acredito sim e digo mais: não é preciso ser um gênio das letras, ou um mestre do conhecimento para ser alguém na vida.

Não foi a toa que o grande e incomparável gênio de todos os tempos, Albert Einstein, disse que “Ser suficiente artista é ter capacidade de desenhar a imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve ao mundo”. E a imaginação se desenvolve através da cultura e cultura é arte e arte é poesia. Aliás, tudo é poesia. Tudo o que dar equilíbrio, beleza e sensibilidade, tem algum enlace poético. A poesia, por exemplo, está no livro mais lindo do mundo: a bíblia. Está nos olhos de quem ama, está em um entardecer, no canto de um pássaro, no tilintar de uma nota musical ou no grito sonoro de uma cigarra. Poesia é se apaixonar. Ninguém vive sem poesia, pois poesia é vida. E vida é existência.

Mas apesar de tanta beleza está ficando fora de moda. Escrever ou gostar de poesia, no conceito de muita gente, é ser diferente, retardado, “careta”. Agora eu pergunto: o que seria dos poetas se não fossem os “caretas”, né? Acho que nem existiríamos mais pra falar a verdade.

Careta é quem não acredita na magia das coisas. É quem ver o mundo se acabando e não faz nada para impedir. Ainda bem que existem os poetas ativistas para pedirem socorro.

Falando em pedir socorro, acho que chegou a vez do poeta pedir socorro, mas agora pra salvar a si mesmo. Poetas estão ficando cada vez mais raros. Faltam políticas de incentivo por partes dos setores públicos. A cultura, uma área tão abrangente e importante para o desenvolvimento do ser humano é deixada sempre em último plano pelos nossos representantes. As nossas crianças, desde pequenas, aprendem tudo nas escolas, menos ler. Não é a toa que no Brasil existem índices alarmantes de analfabetismo. O raciocínio é lógico: se não há quem ler, tão pouco existirá alguém pra escrever. Mas apesar de tudo, estamos vivendo o nosso momento como brasileiro. Nunca se falou tanto em esporte e educação. Os anos que se sucedem, faremos uma copa do mundo, uma olimpíada e vem muito mais por ai. Espero que a poesia ou qualquer outra arte literária também encontre seu espaço, que os livros sejam lidos nas escolas, nas praças, nas redes ou em qualquer outro lugar. Que os poetas sejam cada vez mais valorizados e encontrem seus caminhos. Que prevaleça a cultura, a arte, a poesia e tudo que é belo.

*Texto publicado no Blog "Cantinho do Leitor" (http://condeuba2.arteblog.com.br/) no dia 24 de outubro de 2009.

Leandro Flores Bahia
Enviado por Leandro Flores Bahia em 11/10/2010
Reeditado em 13/10/2010
Código do texto: T2550436
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.