Um castigo cruel

UM CASTIGO CRUEL

Certa vez assistia a um desenho de Walt Disney. A história mostrava o Pato Donald às voltas com seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho. Desta vez, os sobrinhos haviam aprontado mais uma de suas atrapalhadas, que prejudicava de alguma forma, os objetivos do seu tio.

Sentindo-se extremamente prejudicado, o Donald resolveu castigar os sobrinhos. Para isso, pegou os três e colocou-os numa estufa , torceu o termostato até a temperatura máxima. Após praticar sua maldade, sentou-se confortavelmente numa poltrona e assistiu a agonia dos sobrinhos dentro do forno quente. Instantes depois, veio o problema da consciência. Donald ficou preocupado, levantou-se da cadeira e pôs-se a passear de um lado para outro. Mentalizou os sobrinhos sendo assados e servidos num banquete... ou os sobrinhos suando até total desidratação... ou os sobrinhos implorando por água para não morrer de sede. – A sua mente ficou cheia de imagens terríveis. Cada vez que assim pensava, ia diminuindo de tamanho. Desta forma, o pato ficou tão pequeno, como um patinho recém-saído do ovo, tanto era o peso de sua consciência em maltratar os sobrinhos por causa de uma banalidade. Percebendo a tempo o grande erro que cometera, correu logo para abrir a estufa e salvar os sobrinhos.

Donald sentiu-se o menor dos patos por ter praticado um ato medíocre com os sobrinhos que ele tanto amava, mas arrependeu-se.

Se algum malvado anda torrando alguém na estufa, cuidado!... Ele pode estar diminuindo de tamanho e talvez não mais conseguirá retornar ao que era antes.

Segundo a filosofia da Seixo-no-iê, atitudes de vingança, egoísmo e inveja são como uma bala de fuzil, que antes de atingir o alvo danifica o cano.

ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 11/10/2010
Código do texto: T2550283