Corrupção e as urnas

Com o pensante nome de Rodin, a policia federal desbaratou uma quadrilha acusada de desviar mais de 40 milhões do DETRAN-RS em 2007, e até agora só vimos as pizzas de sabor amargo e salgado aos cofres Gaúchos. Houve um corre-corre naqueles dias nos corredores da assembleia legislativa do estado para saber quem estaria na lista divulgada, como um dia após o vestibular, quando os calouros buscam a aprovação.

Um dos principais envolvidos nas escutas telefônicas, tenta se explicar ao repórter Macedo da rádio Gaúcha, vale a pena escutar de novo.

Já foi post aqui mesmo, e no Republica de Vira-latas, em Setembro de 2009, quando o profeta Macedo, disse que Germano se reelegeria. Mesmo perdendo terreno nos votos, o ex-secretário de segurança do Governo Rigotto,e vice de Britto na derrota de 1998, volta a Brasília, respaldado principalmente pelos votos de seu curral eleitoral, que é Cachoeira do Sul.

Numa cultura de voto a cabresto desde a idade da pedra lascada, os Brasileiros ainda votam por um histórico familiar, e pela presença na mídia, independente do motivo que os leva às noticias. Como no caso da Família Moraes de Santa Cruz do Sul que se lixam para a opinião do povo, e se reelegem.

Mas como se livrar destes sanquessugas do bem público?

Se no Tribunal de contas da União estão os ex-colegas de bancada e/ou plenário, que ainda usam as cotas de passagens do Deputado Germano, como a do Ministro Augusto Nardes, ex-deputado do PP, partido daquele.

O que precisa de troca? Os deputados ou os eleitores?