DESCENDO AS ESCADAS …..

 

    ...mas pisando firme, muito firme . Ainda na ressaca do meu aniversário e sentindo um suave gostinho da última fatia de bolo de chocolate, acordo numa manhã nublada, mas que sempre terá aquele brilho especial e a primeira coisa que faço é agradecer a Deus por mais um dia de vida.

    Não estou em absoluto melodramatizando (detesto melodramas), contando historinhas tristes e que provocam lágrimas fáceis mas, quando se ultrapassa a barreira dos sessenta e seis anos é preciso ter a mais serena consciência de que já estou descendo as escadas da vida .

    Tudo bem que chegar ao andar térreo não me assusta nem um pouco e nem quero dizer com isso que estou descendo apressadamente para poder chegar logo ao último lance da escada.

    O que acontece é agora tenho mais tempo para observar com toda calma as belezas ao me redor, consigo distinguir com mais clareza os acordes das mais belas melodias e se querem saber, tenho até mandado alguns assobios para aqueles pássaros coloridos cujo nome nem sei , mas que me fazem companhia quando vou a minha pracinha mágica.

    À medida que vou descendo consigo aumentar o tamanho da borracha que me ajuda a apagar as coisas e fatos desagradáveis do meu passado bem como a lembrança dos erros cometidos e deles, procuro tirar a maior experiencia possível.

    Também já não estou segurando as mãos de ninguém para descer comigo apenas, em cada degrau que desço olho para os lados e mostro ou pelo menos tento mostrar tudo o que de melhor aprendi e aí desenho um mapa imaginário com os atalhos que desviam dos precipícios e das armadilhas da vida.

    Sinto que minha voz já não é tão potente embora esteja firme. Vejo que os mais jovens me olham atentamente , alguns surpresos por não acreditarem que já seja um sessentão e outros, duvidando que seja um sessentão que continua otimista, sereno e feliz, embora esteja descendo escadas.

   Costumo dizer que uma coisa é você descer degrau por degrau, de forma segura, firme e consciente e outra muito diferente é rolar pelas escadas e ribanceiras da vida. De qualquer forma, tanto descendo escadas como rolando ribanceiras chegaremos lá embaixo mas, penso que sempre será muito melhor chegar ao destino final inteiro do que aos pedaços .

    Estou cada vez mais sereno, me sinto muito mais seguro do que falo e faço . Entretanto, não me sinto cansado , nem triste e nem preocupado com o que vou encontrar no degrau seguinte.

    Sei que estou sendo conduzido por amigos que não consigo enxergar mas o que vale mesmo é a confiança e certeza de que não estou descendo sozinho.

    Quantos degraus ainda faltam ? Isso ainda não consegui enxergar e é até melhor que continue sem querer saber. O que sempre peço a Deus, além de cada vez mais agradecer por ter chegado tão longe é para manter minha saúde e não ter nenhum escorregão.

    Quero chegar lá embaixo com toda tranquilidade , sem ter que dar sustos em ninguém e o interessante é que quanto mais desço mais consigo compreender como a vida é maravilhosa, como cada segundo é importante para ser vivido e aproveitado com toda intensidade.

    A cada minuto que passa mais me delicio com meu próprio poder de saber sorrir e até de cantar, embora minha voz nem sempre seja ouvida. A cada degrau que desço, hoje mesmo foi um desses dias, me dedico a arrumar meus papeis, aqueles que chamo de rabiscos , cujo destino final ou será num dos cantos mais escuros da minha lata de lixo ou então, ficará esquecido num cantinho simples e sem importância das estantes das minhas netas.

    Acabo de me olhar no espelho e percebi que meus olhos ainda brilham . Na verdade isso não é uma novidade pois meu coração ainda bate forte e graças a Deus vejo o quanto ainda posso fazer, mesmo descendo escadas.

    Não sei se vai dar tempo para fazer tudo que ainda quero fazer mas, certamente tudo que fizer será com o maior empenho e com todo amor. Não tenho pressa, como já disse.

    Aliás, descendo escadas aprendi que a pressa só poderia me fazer tropeçar portanto, mesmo naquilo que ainda pretendo fazer, é melhor sempre ir com calma, serenamente mas de forma cada vez mais confiante e segura .

    Então é isso, enquanto ainda estou neste degrau vou dar uma olhadinha na geladeira prá ver se ainda encontro mais um pedacinho do bolo do meu aniversário . Se não encontrar, tudo bem, paciência, prá que a pressa ?

    Espero que outros bolos venham e mesmo que isso não aconteça , com certeza este que acabo de comer e que estava delicioso, deixará saudades. …...


                               ************





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 10/10/2010
Reeditado em 19/03/2013
Código do texto: T2548426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.