COMO LÁ EM CASA

O movimento em torno dos preparativos para o almoço que estava para acontecer neste dia estava a todo vapor!

Cada um imbuído de sua missão, os preparativos para o fogo ficavam por minha conta, tanto o do churrasco como para o caldo feito no fogo de lenha. É bem verdade que ainda faltava alguns ingredientes, mas isso já estava encaminhado com uma pequena saída ate a cidade onde compraria o milho verde para compor com o frango a iguaria a ser servida concomitantemente com o churrasco.

Esta casa que ora habito já fora residência oficial da família Vilhalba e hoje parecia especialmente um “flash back” dos áureos tempos, embora não estivéssem todos os irmãos aqui, mas esta parcela representativa deu-me a nítida impressão de que estava “La em casa”, como costumava referir-me ao lar dos meus pais quando eu ainda era menino. A casa sempre foi hospedagem de parentes e rara as vezes não possuía um agregado. Esta imagem nostálgica permaneceu por algum tempo, até a chegada dos primeiros convidados e assim o almoço transcorreu com muita alegria e esta renovada a cada nova chegada dos amigos.

No meio da tarde ainda chegavam alguns e outros já se despediam e nova remessa de carne era colocada para assar e no final do dia, já com o sol se pondo, mesmo tendo ficado oculto durante quase todo o dia, a claridade era menor e permitia uma melhor visualização da projeção no telão de um show de um gaiteiro que animou os chegantes e a conversa fluía solta , com comentários acerca do desempenho do artista e outros assuntos paralelos .

Ao partir do último convidado permaneceu ainda um DVD de show rodando e nele tocou uma musica sertaneja que fazia referencia ao “lá em casa”, fato que nomeou o sentimento de satisfação e plenitude que pude viver neste dia que passou. Fiquei satisfeito com o que pudemos proporcionar a minha irmã na comemoração do seu aniversário, visto que na França, onde reside, evento parecido não ocorreria, tanto pela ausência dos convidados que moram aqui, como pela fartura oferecida, pois os conceitos de hospitalidade de lá são diferentes dos que temos aqui no Brasil.

Bem aqui encerro este relato com a certeza de que o presente maior foi entregue e bem recebido: feliz aniversário minha irmã.

DaniloVil
Enviado por DaniloVil em 10/10/2010
Código do texto: T2548379