DAR A VOLTA

Pessoas espertas são aquelas que acham que devem sempre se dar bem, mesmo que seja ferindo a ética.

Reclama-se muito dos jovens, mas isso não acontece só entre eles.

Há alguns dias fui ao banco pagar o meu IPTU. Chegando lá vi que havia uma fila enorme e outra bem menor, para os idosos.

Uma velhinha chegou e disse para a outra, que seria a próxima a ser atendida:

- Eu já estive aqui e venho só para falar com o caixa.

- Se a senhora já esteve aqui eu a deixo passar na minha frente, mas se não esteve, não vai passar não. Dizendo isso ela se dirige ao caixa para perguntar.

Não, essa senhora ainda não esteve aqui hoje não, responde o caixa..

Estive sim, mas foi ontem, argumenta a velinha.

- Ora minha senhora, ontem foi ontem. Na minha frente não vai passar não. Pode ir para o fim da fila.

Vejam vocês, uma mulher com mais de 65 anos, querendo dar uma volta na outra.

Esse comportamento a gente vê a toda hora. Pessoas que furam a fila do cinema, do banco, do mercado, etc. Pessoas que fingem estar dormindo nos bancos do metrô que são específicos para os mais velhos, para não lhes ceder o lugar.

Creio que ética deveria ser uma das matérias ministradas na escola. Se a criança aprendesse, desde bem pequenina, a respeitar as regras, a vida seria bem mais fácil. Aprendemos os afluentes da margem esquerda do rio tal, que não vai nos servir para nada, e não aprendemos coisas essenciais para a vida.

Ainda hoje, na hora do almoço, estava ouvindo uma colega dizer que não conseguia educar os filhos. O de dois anos consegue tudo na base do berreiro. Não a obedece e, quando ela fala com ele, ele vai andando como se não a ouvisse.

Puericultura é outra matéria que deveria ser dada na escola. Afinal, todos vamos ter filhos ou sobrinhos ou até uma criança do vizinho e vamos ter que lidar com ela.

É importante que se reformule o curriculum escolar para que as pessoas possam enfrentar a vida e suas dificuldades com mais capacidade de se sair bem sem precisar dar a volta em ninguém.

edina bravo
Enviado por edina bravo em 08/10/2010
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T2544655
Classificação de conteúdo: seguro