SER ROMANTICO É SER CARETA?
“Até mesmo um guerreiro tem o seu momento. Pra falar do seu amor. Do seu sentimento.
E agora... fala só de amor. Todo mundo tem um amor. Fala só de amor. Todo mundo tem um amor real.”
Escrever sobre o amor!!!! É muito bom, né? A melhor coisa do mundo é escrever sobre sentimento, qualquer assunto vira uma história, qualquer frase vira uma poesia. Todo mundo é poeta ao falar de amor. Como diz Edson Gomes “Por mais forte que seja o homem, sempre chega o momento de cair diante de um sentimento” e não tem como fugir disso. Todo mundo ama, ou já amou alguém um dia. É a regra da natureza e do coração. O amar está em tudo. É impossível viver sem amor. “É só o amor que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja, ou se envaidece...”
Falar de amor é ótimo, mas falar de romantismo é contraditório. Polêmico.
Ser romantico, hoje em dia, é ser careta?
Para a mulher, ser romântica é dar razão à flexibilidade, a intromissão de ser confundida facilmente. Para o homem, é deixar sua masculinidade de lado. O homem romantico não é um homem viril. É por isso, que em um relacionamento não se fala mais em amor e sim em sexo. Não fala-se mais em namoro e sim em ficar. Casar então passou a ser assunto de mil novecentos e bolinhas. São raros os relacionamentos que chegam a um altar. As pessoas criaram um conceito de que a razão é mais importante do que a emoção. Que não se deve emvolver o amor na vida a dois porque ele é cruel e machuca as pessoas. Assim, William Shakespeare ficaria triste ao saber que não existe mais aquela magia quando diz: “Sou seu amor! E estou Aqui!”
Amor sem sofrimento, não é amor é negócio. O barato de amar alguém é justamente esse “medinho” da dúvida: “Será que ela (e) me ama de verdade?” A dúvida leva a curiosidade e a curiosidade leva ao envolvimento. Só quem sofre ou já sofreu por amor que pode dizer que um dia já foi feliz com alguém. Homem não “enche mais a cara” quando é abandonado pela sua parceira porque simplesmente não se deixa envolver. E a mulher não chora mais no ombro de suas amigas porque não quer mais se apaixonar.
E ai eu pergunto novamente, ser romântico é ser “careta”? Não, não é, porém, está ficando. As mulheres já deixaram evidentes suas preferências: os homens canalhas. E os homens, por esse motivo, estão cada vez mais canalhas. E o mundo está virando uma verdadeira sacanagem onde homens e mulheres se traem o tempo todo. Está cada vez mais difícil confiar em alguém. E o romantismo se tornou apenas um movimento artístico, político e filosófico, idealizado há muito tempo atrás.
A solução seria então buscar uma felicidade individual onde os relacionamentos seriam apenas para satisfazer uma necessidade física? Eu creio que não. Porque ninguém consegue ser feliz sozinho. No entanto, é preciso pensar seriamente em que tipo de homem ou mulher, “rotuladamente” seremos daqui pra frente.
*Texto publicado no Blog "Cantinho do Leitor" (http://condeuba2.arteblog.com.br/) no dia 07 de novembro de 2009.