CRÔNICA – Bem que imaginei!

          Foto de um flagrante de "boca de urna" - Não vejo nada demais.

 

            Tristonho, leio notícias na internet de que a surpreendente Marina Silva, que forçou o segundo turno das eleições presidências, teria sido sondada pelo PT, ao qual prometera dar o seu apoio à candidata Dilma Rousseff no segundo turno.

            Aliás, triste e decepcionado, pois li que o demagogo Lula também ficara encarregado de procurá-la para pedir a sua ajuda à candidata por ele fabricada, cuja certeza de vencer no primeiro turno o levou a fazer pronunciamentos inaceitáveis a um presidente da república de uma nação que mereça respeito do mundo inteiro. Manifestações fortes, duras, desprestigiando os opositores, que além de não dispor de recursos tão fáceis para a campanha ainda veem o “cara de pau” dando tudo o que pode e o que não tem para fazer sua sucessora.

            Será que se lembrará que a exonerou do cargo de ministra de seu governo, em face da dureza que tentava impor às licenças relativas a investimentos a serem realizados em áreas que danificam a natureza, o meio ambiente, e que no futuro será uma grande ameaça à vida não só dos brasileiros, mas com reflexos no mundo inteiro! Para ele isso não será novidade, pois já se acostumou a lidar com assuntos sérios, todavia sem se importar com aquilo que se chama ética e moral, e esses são requisitos que parecem não adaptáveis ao nosso mais alto mandatário. Isso é o que se depreende dos escândalos que ele abafou, desde os dos correios aos atuais na Receita Federal e na Casa Civil. Foi e é o que lemos na mídia, nada estamos inventando.

            Ao entrar na política, Lula apresentara uma radiografia límpida, sem manchas, salvo as alusivas à ganância de tomar o governo, mesmo à força, contrariamente ao regime de então (nos idos de sessenta/setenta). Entretanto, agora, ao renovar essa chapa ela se nos retorna como se fora um pulmão de fumante inveterado, ou seja, totalmente suja, escura e sem condições de recuperação...é como se fora um “enfisema pulmonar”, sem regressão.

            A essa altura do campeonato, com toda certeza, o dinheiro vai jorrar solto nas lides políticas, e qualquer apoio, por pequeno que seja à representante do PT deverá ser muito bem recompensado. Serão cargos em empresas públicas; perdão de débitos em bancos oficiais; facilidades maiores para militantes próprios e adquiridos; cancelamento de dívidas oriundas de impostos e taxas; fornecimento de dinheiro adicional para empresas que ajudarem, além de uma série de favores próprios de quem se encontra numa situação de absoluta surpresa.

            De minha parte, creiam, estou convencido de que mesmo que a Marina e seus correligionários prometam o apoio à Dilma, em política não se transfere votos assim tão facilmente, apenas com uma ordem da titular da votação. O povo deve entender que votar na Dilma é desapoiar a Marina e arriscar muito uma nação nas mãos de uma guerrilheira. Que não se surpreendam com o que virá na hipótese de não pensarem bem no assunto, pois de um coração raivoso podem sair ações brutais contrárias a quem não lhe dera apoio nas eleições. Bom lembrar que o “Bolsa-família” não é mais argumento válido para impressionar qualquer eleitor por mais pobre que o seja.

            Na minha impressão nós vamos estar sujeitos a pagar imposto de renda sobre nosso patrimônio. Por exemplo, você tem uma casa de herança, que está avaliada em R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), todavia você mora nela, mas não tem rendimentos suficientes de seu emprego ou aposentadoria para pagar imposto (você já paga o predial com muito esforço), aí vêm os espertos do PT e lançam um imposto de 1% sobre esse bem de sua propriedade, ou seja, R$ 2.000,00 (dois mil reais) por ano...e agora, o que fazer?!

            Cada povo tem o governo que merece, pensem nisso!

A QUESTÃO DA “BOCA DE URNA” E DA “PESQUISA DA BOCA DE URNA”

            Fazemos uma rápida digressão, porém bem apropriada, para criticar, mais uma vez, as incoerentes leis eleitorais do país.

            Nas últimas eleições, realizadas em 03.10.2010, centenas de pessoas foram recolhidas presas por conta de fazerem a tal “boca de urna”, que nada mais é do que pedir a uma pessoa, um amigo qualquer que vote em determinado candidato. Imagine, isso é crime passível até de perda da liberdade, o que considero grande absurdo.

            Em compensação, você pode entrar na seção eleitoral com a camisa da propaganda do candidato, com uma bandeira do partido, com tatuagem no corpo e o diabo a quatro, mas isso eles entendem que não provoca qualquer induzimento a que se vote no seu candidato.

            Por outro lado, e por mais paradoxal que seja, as empresas de pesquisas, que ganham um dinheirão com a atividade e que para mim não deveriam merecer tanta confiança (o governo é delas o maior e melhor cliente), podem fazer pesquisa de boca de urna, que é perguntar em quem o sujeito já votou ou irá votar, e isso não constitui crime algum, parece brincadeira de mau gosto.

A meu pensar o resultado das pesquisas fica dependendo da vontade do proprietário ou dirigente das empresas. Vamos supor, apenas por absurdo, que a firma “A” esteja necessitando de dinheiro, daí faz uma pesquisa, coloca em campo grande parte de pessoas vinculadas ao partido oficial, e ai o resultado chega amplamente favorável à situação. Satisfeitos, eles pegam o nosso dinheiro e pagam fábulas pelos resultados; o pior é que esses números são registrados na justiça eleitoral. A hipótese também é válida para a oposição.

 Qualquer engano ou má-fé poderá levar o eleitor a mudar até a sua opinião em prol de esse ou aquele candidato. E este país é o campeão em safadezas de toda sorte. Por exemplo, muita gente não gosta de votar em um possível perdedor, aí é onde entra a pesquisa e o faz mudar de idéia, publicando resultados fabricados. Entendo que essas investigações não deveriam ser divulgadas ao público, mas apenas informadas aos interessados, a fim de orientar o rumo de sua campanha e propaganda política.

A grande diferença existente entre as duas situações é que na propaganda “boca de urna” não se gasta tanto dinheiro, eis que geralmente feita por amigos, admiradores e pessoas humildes contratadas; mas na pesquisa de “boca de urna” se gasta uma enormidade, pois quem trabalha de graça é relógio, não sendo do governo, porque se o for ele custa muito caro. E ao que parece essa grana percorre muitas mãos...

Fico por aqui.

Em revisão.

Abrilhanto a crônica com o comentário do extraordinário mestre Jacó Filho e demais poetas do recanto:

06/10/2010 17h00min - Jacó Filho

Boa tarde mestre, tenho um grande agradecimento pra Marina, que possibilitou o segundo turno, e creio que não apoiará ninguém, pois quer manter uma postura independente pra viabilizar-se em 2014. Seus eleitores são mais esclarecidos, e por isso, acredito que a grande maioria votará no Serra, além disso, entre brancos e nulos, houve mais de vinte milhões de pessoas, que agora poderão ser mais inteligentes e escolher o menos pior. Por isso, com ou sem boca de urna, ainda tenho esperanças... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

Para o texto: CRÔNICA Bem que imaginei! (T2541209)

06/10/2010 16:18 - Noeli Lazarotto:

Meu amigo Ansilgus, eu gosto muito de ler tuas inteligentes crônicas, pois tens argumentos fundamentais, sabes expor e defender teu ponto de vista com precisão e maestria. Quanto a essa crônica, está perfeita, concordo plenamente contigo, mas essa história de que "O povo tem o governo que merece" é triste, né? Porque pensa bem, mesmo determinada candidata (Dilma) ganhando, sendo eleita pelo povo, haverá milhares de pessoas, ou milhões que não o fazem e tem que "engolir" tal resultado, por pelo menos quatro anos... Infelizmente quem detém o poder, tem mais chances de se eleger, pois como dizem, tem a máquina em suas mãos... Esperemos para ver no que vai dar, não é mesmo? Afff... Espero que o eleitor tenha consciência ao votar! Belíssima e verdadeira crônica, meu amigo! Parabéns e sucesso sempre. Beijos com carinho.

Para o texto: CRÔNICA Bem que imaginei! (T2541209)



06/10/2010 18:05 - Mada Cosenza:

Boa tarde Ansilgus, na verdade eu não confio na Marina, nunca confiei, pra mim ela é mais uma da cúpula, tentando tb uma boquinha, eu gostei dela quebrar a Dilma, mas nem por isso confio nela, pq se ela estivesse mesmo contra Dilma, jamais se calaria e já teria se definido por quem ela sabe que trabalha. Agora Ansilgus, pra ser bem sincera, acho que o povo ta querendo o circo bem grande mesmo. Que seja feita vontade do povo e a máquina que trabalha a favor de quem? (Menos a minha vontade) Abraço carinhoso.

Para o texto: CRÔNICA Bem que imaginei! (T2541209)

07/10/2010 04:38 - Bosco Esmeraldo:

Bom dia, caro Ansilgus! Perfeita crônica e bem pertinente ao momento atual. Falaste com maestria e disseste muito bem. Eu preferiria a Marina, pois conheço bem a sua índole e formação. Quero crer que ela ficará neutra por questão de princípios, mas tem aquela de apoiar a decisão do partido. Ficaria bem melhor a escolha se a tivéssemos no segundo turno, mas infelizmente ficou o seguinte: "Se correr o bicho Dilma, se ficar o bicho Serra". Nesse caso, terei que escolher o menos pior, porque brancos ou nulos só irão favorecer a situação, a menos que os nulos somem, pelo menos a metade dos votos. Daí teríamos uma nova eleição com novas opções e este aí de fora do certame. Deus te abençoe! Muito obrigado por nos brindar com esta crônica


Para o texto:
CRÔNICA Bem que imaginei! (T2541209)

ansilgus
Enviado por ansilgus em 06/10/2010
Reeditado em 07/10/2010
Código do texto: T2541209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.