Criança X Crionça

Ser criança. Esse tempo pelo qual todos passamos, geralmente vai do nascimento aos 10 anos. Passada essa década já brotam os pré-adolescentes que, a partir daí, se ofendem em ser chamados de crianças. Mal sabem como é bom ter essa definição.

Mesmo que cheguem aos 50 anos, serão sempre “as crianças” para os pais. Tempo do qual muitos deles sentem saudades, pois podiam trancar a casa e saber que suas crianças já estavam na cama.

Criança. A única obrigação era comer para crescer. A criança comeu, cresceu e, de repente, tem de parar de comer pra não crescer mais para os lados.

Criança, sempre estimulada, ao término da mamada, recebia carinhosamente uns tapinhas nas costa para expelir os gases, mas de uma hora para outra, expelir em qualquer lugar já era proibido.

Crianças que exploram o mundo e muitas serão exploradas. Roubando-lhes a infância, causando traumas e cicatrizes, que muitas vezes não terão cura. Outros nunca perderão a infância e isso lhes causará muitos prejuízos também na vida adulta.

Para a mamãe que sempre sonhou em ter um bebê, a sua criança é a mais linda do mundo, mas para a professora que tem que tentar colocar os limites que os pais não colocaram na criança mais linda do mundo, é uma “crionça”.

Ser crionça. Nesse título perojativo que dão às nossas “doces” crianças. Crionça que ruge, que ameaça e até morde quando não ganha o que deseja. Mas a vida toma a função de resolver esse problema, enjaulando essas crionças nos centro de ressocialização da vida, isso se conseguirem chegar à vida adulta. Quando deixaram de ser, simplesmente, crianças.

Criança tem o direito de brincar, dormir, se alimentar, se sujar. Afinal, tem sabão pra que? O problema é convencer as mães disso.

Investindo muito amor e dedicação, as crianças dão muita alegria a todos os familiares. Quando saírem as primeiras palavras, as primeiras letras e o primeiro de muitos diplomas que conquistarão. Isso se não se tornarem crionças. E a responsabilidade disso diante de Deus, é dos pais.

Feliz dia das crianças e que crionças sejam apenas crianças com fantasias para alegrar e tirar aplausos da platéia nos festivais escolares.

Elô Bocaiuva Santos
Enviado por Elô Bocaiuva Santos em 06/10/2010
Código do texto: T2540663