Time que está perdendo...

Time que está perdendo não vence.

E se você estivesse na lateral do campo e em tuas mãos autoridade para ocasionar mudanças, correções... para repreender esse ou aquele jogador... o que você alteraria?

Substituiria algum personagem?

Você me tiraria de campo?

Sopraria ao meu ouvido alguma estratégia nova, ainda na expectativa de provável recuperação e mudança em nosso placar? ...ou será que fatigado de ter esperanças, me chamaria ao banco e poria outra em meu lugar?

Como saber qual dos onze em campo responsabilizar quando a derrota é iminente?

Seria responsável o goleiro, as nossas famílias, o meio de campo, a crise no sistema financeiro, a lateral esquerda, a diplicência nossa de cada dia (eu diria até segundos) e a falta de afeto, o atacante ou os que atacam sem nenhum pudor nosso relacionamento?

Se eu te desse a posse de um desses cartões coloridos, me expulsaria do campo? Me mandaria pro chuveiro mais cedo? E com respeito ao tempo, quem cronometra essa partida?

Aos que nos julgam e arbitram sobre nós sequer podemos proferir um sonoro: -Filho de uma...! Tampouco temos torcedores nas arquibancadas que o faça por nós.

Chutamos para lá o desejo e ímpeto que a indignação e cansaço promovem dentro de nós de apenas assentarmos na grama e entregar o jogo.

Somos garbos, sim elegantes face à derrota.

Seguimos assim mesmo, correndo de um lado ao outro, fingindo garra, mas sentindo muitas vontades e acreditamos (acreditamos?) que só há derrota quando não há amor.

Será que há derrota pra quem não conhece amor? Será que vence quem nunca jogou?

E porque então ontem estavámos chorando?

E lá vou eu novamente, de uniforme, chuteira, armadura e coração.

Você sabe que eu sou como aquele atacante de elite, o curinga, veterano hábil, que mesmo que não esteja em boa forma ou em sua melhor apresentação vale a pena manter em campo, afinal, só precisa de uma oportunidade, uma bola lançada e com maestria a converterá em um gol de placa, marcando e alterando o resultado.

E assim você me mantém, eu te mantenho e nós nos mantemos jogando.

Jogando com nossa sorte, nosso relacionamento, e tudo porque ainda cremos um no outro, porque esperamos uma bola lançada, porque não entendemos nada de futebol, quase nada de amor também, mas principalmente porque não aceitamos que time que está perdendo não vence.

Ingrid Fernandes
Enviado por Ingrid Fernandes em 06/10/2010
Código do texto: T2540521
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.