Marina: Voto Branco
Sou um dos 19.636.359 de eleitores que votaram na Marina Silva (PV) para Presidente. Esse volume de votos contrariou a maioria das pesquisas dos institutos. Não é a primeira vez que eles erram e não será a última. Agora vamos para o segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Os dois candidatos: Serra (PSDB) e Dilma (PT) precisam dos votos dos eleitores da Marina para ganharem as eleições. A grande pergunta que fica é: Quem a Marina vai apoiar neste segundo turno? Sabemos que essa é uma definição que envolve tudo o que há de pior na política brasileira: partidos, alianças, cargos, negociações, favores etc.
Eu já tenho minha posição. Eu votei verde no primeiro turno. Votei pela sustentabilidade do planeta. Agora eu vou votar branco. Vou votar pela paz (de espírito). Vou votar pela coerência e consistência que tive no primeiro turno. No meu entender a Marina não deveria apoiar ninguém e pedir para seus eleitores votarem branco.
As propostas são diferentes e não tem como juntá-las. Não combinam na sua essência. Não combinavam antes das eleições do primeiro turno, por que vão combinar agora? Se a Marina apoiar algum dos candidatos, me sentirei traído. Sei que essa decisão não depende somente dela, porém sempre será uma escolha pessoal também. Ninguém nesse mundo é obrigado a nada. Ela pode romper com o partido e manter sua escolha, ou ela pode definir seu apoio e justificar (para sempre) que foi uma decisão do partido. Lembrando que cada escolha, uma renúncia.
Em todos os debates transmitidos pela TV ou pela internet, Marina sempre teve uma postura digna. Sempre colocou que suas propostas diferiam das de Dilma e de Serra. Sempre procurou mostrar que seu projeto contempla o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente. Sempre levantou a bandeira da sustentabilidade que muitas pessoas, eleitores, acataram e seguiram. Se tudo o que foi dito foi sincero, por que apoiar alguém no segundo turno? Qualquer que seja o tipo de apoio que a Marina ou o Partido Verde der, fará com que suas propostas se esvaziem, o partido se esvazie e a própria Marina caia na vala do político comum. Aquela mesma vala que abriga os Tiriricas da vida.
Os políticos devem aprender que a ética está acima de todas as instituições e pessoas. Ou se é ético ou não. Não existem pessoas e instituições 99,9% éticas, da mesma forma que não existem políticos 99,9% honestos. Essa definição deve sair logo, pois já foi articulada antes mesmo do primeiro turno. Eu manterei meu voto em branco seja qual for a decisão. É minha forma de demonstrar que as propostas apresentadas pelos candidatos não me interessa.
Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Primavera/2010