DEIXEM O TIRIRICA EM PAZ
DEIXEM O TIRIRICA EM PAZ
Jorge Linhaça
Mal anunciaram a vitória arrasadora de Tiririca para a câmara dos deputados e
consequentemente para o Congresso Nacional e já aparece uma denúncia de que ele é analfabeto de pai e mãe e, supostamente, não sabe nem fazer um ó na areia.
O ministério público foi acionado, "coincidentemente" quando a bancada demo-tucana sofre sensível encolhimento em Brasília e o nosso palhaço profissional além de eleger-se levou consigo mais três candidatos, inclusive o ex- delegado Protógenes Queiróz.
Sem trocadilhos, chega a ser engraçado as pessoas reclamarem de um palhaço profissional no congresso, talvez os deputados tenham medo da concorrência
qualificada sob a lona do seu circo amador e sem graça.
Que o Congresso Nacional é um circo, todos nós sabemos:
Malabarismos é que não faltam para aprovarem leis que interessam aos financiadores de campanhas.
Ilusionismos é que não faltam para tentar enganar o povo, com passes de mágica os corruptos fazem desaparecer ou serem desqualificadas provas incontestáveis de sua culpa.
Nas lideranças da Câmara e do Senado, os caciques partidários balançam nos seus altos trapézios certos de serem inatingíveis em suas manobras.
Às vezes jogam algumas balas para a platéia se acalmar...
Agora que um palhaço elege-se para o circo, querem alijá-lo de seu direito conquistado nas urnas alegando que o mesmo é analfabeto...oras, melhor ser analfabeto que corrupto...melhor não saber escrever do que dar redações ambíguas às leis...Se a mulher do Roriz pode ser candidata no lugar do marido, para ser, obviamente apenas uma testa de ferro, por que Tiririca não pode ir para a Câmara?
Além disso,corremos o risco, por conta de eleitores sem noção, de vermos candidatos "ficha suja" serem eleitos pelo país afora...o que é pior um palhaço ou um ladrão?
Talvez seja porque teve coragem de dizer a verdade..."pior do que está não fica" " Não sei o que faz um deputado federal , mas se você votar em mim eu te conto".
Oras, se em São Paulo, onde Tiririca foi eleito, até hoje o Alckmin não sabe o que um governador deve fazer (age como prefeito), por que Tiririca tem que saber o que um deputado faz?
Aliás, pelas leis emperradas e pelas abobrinhas votadas no congresso nos últimos anos a impressão que todos nós temos é que eles não fazem é nada mesmo.
Se fizessem já teríamos uma reforma política, inclusive eleitoral...já teríamos uma reforma fiscal neste país...mas, como nenhum Deputado Federal parece saber o que um Deputado Federal faz ou, se sabe o que deveria fazer, não faz por absoluta má vontade, ficamos aqui como uma multidão de Tiriricas,
analfabetos políticos e colocando um X na hora de votar.
Aliás, com tantas braquiaras e ervas daninhas desfilando pela Câmara e Senado nos últimos anos não há de ser um Tiririca que vai destoar do verdadeiro pasto em que a casa de leis tem se transformado ao longo dos anos, servindo apenas e tão somente para engordar o "gado" ali confinado pelos financiadores de suas campanhas.
Ou será que algum dos amigos leitores, acredita que os candidatos que fazem campanhas milionárias gastam do próprio bolso apenas pelo prazer de defender os interesses do povo?
O que se gasta para eleger um deputado, por exemplo,é muito mais do que o candidato vai receber entre salários e benefícios durante todo o mandato.
Claro que existem algumas exceções, como o próprio Tiririca parece ser, e talvez por isso tenha suscitado a ira daqueles que ficaram de fora ...
Afinal, como se diz na Bahia..."Farinha pouca? Meu pirão primeiro".
Contatos com o autor
anjo.loyro@gmail.com
Arandu, 05/10/2009