CRÔNICA – Querem roubar o Tiririca

                     Marina, uma liderança forte que surge no país. Foto: Google

 

            A cada dia o Brasil me surpreende com medidas completamente avessas aos direitos do cidadão nacional.

            O comediante Tiririca, eleito deputado federal mais votado do país, com nada mais nada menos do que 1,35 milhão de votos, levando consigo cerca de 24 deputados pelo PP, seu partido, está para nem tomar posse, eis que interessados e gulosos entraram com uma ação visando a esse objetivo, alegando que analfabeto não pode ser eleito.

            Interessante isso. Analfabeto pode votar, mas não pode ser votado! O líder populista e demagogo Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república, até pouco tempo era analfabeto de pai e mãe, embora tenha sido treinado pelo partido para falar bem e talvez até tido aulas de caligrafia e de conhecimentos da língua portuguesa. O pobre coitado, que vem atravessando certo constrangimento pela falta de incentivo aos humoristas brasileiros, que não é pior e nem melhor do que outros analfabetos que integram as casas legislativas será, com certeza, sacrificado pelo TSE, salvo se o povo se manifestar e fizer movimentos de massa para abrir os olhos do Estado no sentido de que não se deve brincar com decisões do povo por mais esdrúxulas que possam parecer. Um erro, se houvera, não deve justificar outro, até porque a voz do povo é a de Deus. Será que não entenderam ainda o claro recado dos nossos irmãos brasileiros?!

            Eu sempre fui favorável a que qualquer concorrente a cargo público devesse ter curso superior, não querendo com isso desvalorizar os pobres que não conseguiram nem sequer estudar, muitas vezes e na maioria delas por culpa exclusiva do péssimo ensino patrocinado pelo governo nas épocas atuais. Sabe-se que temos trinta milhões de analfabetos que não sabem sequer escrever o próprio nome, isso acrescido de outros vinte milhões que só sabem desenhá-lo no papel. Lula foi um deles até bem pouco tempo. Foi presidente de sindicato; deputado federal; presidente do PT; asilado político sem sair do país, tendo sido preso por apenas uma semana, na qualidade de agitador, com gula pelo poder, tanto que o queria tomar à força, juntamente com a sua candidata doutora Dilma, hoje sua preferida.

            Claro que entre uma pessoa que faz a alegria do povo em geral, notadamente das crianças, e outro que só traz males para o país, brecando o ensino; deixando a segurança entregue aos grandes larápios de dentro e de fora do governo; deixando milhões de lares sem água e sem esgoto sanitário; protegendo governos contrários à democracia, fornecendo dinheiro do erário para países de posicionamentos amplamente diferenciados dos nossos (acaba de dar R$ 25 milhões de dólares à faixa de Gaza); acoberta escândalos e mais irregularidades bem a sua frente, na própria casa civil (com letras minúsculas), que se tornou nos últimos anos uma vergonha nacional; deseja controlar a imprensa nacional, através da censura prévia, o que seria uma verdadeira vergonha, isso para não nos estendermos mais em citações, porquanto seriam necessárias várias folhas de papel para completar todo o mar de lama que atua dentro dos intestinos governamentais.

            Existem pessoas que são péssimas no que tange à cultura geral, todavia de uma inteligência fora do comum, e isso se aplica ao metalúrgico de nove dedos (ainda não se sabe como perdera um deles).Contam que é aposentado por invalidez; aposentado como deputado; idem como ex-presidente de sindicato; recebe salário como presidente de honra do PT, e agora vai ter a aposentadoria de ex-presidente. Mas o melhor de tudo é que com a mordomia que tem penso não gasta um centavo nem para se mover.

            Desviando um pouco do assunto: O governo brasileiro do Lula, que desprestigiou a ex-petista Marina Silva, que fora sua ministra do meio-ambiente, e que obteve enorme sucesso com sua candidatura à presidência da república, provocando um segundo turno entre a Dilma e o Serra, está agora tentando bajulá-la, a fim de conseguir o seu apoio nas novas eleições que ocorrerão no próximo dia 31 deste mês. Nem quero imaginar as promessas que farão à frágil militante do PV, isso em termos físicos, todavia muito forte em relação ao seu conteúdo político e a sua liderança, notadamente entre os jovens.

            Cheguei a sonhar, isso é a pura verdade, com uma proposta que fariam a essa magrinha espetacular (e eu confesso que passei toda a campanha desconfiando da verdadeira intenção dela, especialmente ao abrir a sua condição de senadora, com mandado em vigor até o final deste ano). No meu sonho uma pessoa comparecia até ela e lhe oferecia a bagatela de US$ 200 milhões de dólares, ou euros, em conta bancária no exterior, deixando-a sem ação, mas ela não aceitara, embora muitos dos seus auxiliares a pressionassem para receber essa fabulosa soma. Confirmo que foi apenas um sonho, nada mais.

            Sobre convidá-la a ser ministra novamente, penso não vingaria muito, ou talvez colocá-la como vice no lugar do deputado Temer, cuja cara é tão feia e sisuda como a da guerrilheira; até parece que comeram e não gostaram, que estão ali à força, não se sabe da marra ou da ganância pelo poder. Prefiro ficar com a segunda opção.

            Daqui de público e plenamente consciente do que estou escrevendo, gostaria de pedir desculpas pelas minhas desconfianças em relação à candidata Marina, isso até agora, mas não fico isento de criticá-la se acaso penda pro lado do poder que lhe tirou o ministério, dando ampla liberdade ao estrangeiro Mangabeira Ungle, que ficara encarregado das políticas governamentais na Amazônia, sujeito cujo nome não fora aprovado pelo Senado, e que ninguém sabe por onde anda no momento.

            Aliás, nas justificativas da perda, pela Dilma, ela dissera que não ganhou no primeiro turno porque faltaram 3% dos votos (que justificativa burra!); que a Marina tirou votos dela e que fez uma campanha limpa e digna, chegando a dizer que tem muito mais afinidade com essa nova liderança do PV do que o candidato Serra.

            A campanha do segundo turno não vai mudar por parte do governo. Será aquele mesmo ramerrão de que o Lula deu o bolsa família; que criou 14 milhões de empregos com carteira assinada; que aumentou acima da inflação o salário-mínimo, hoje de R$ 510,00, uma lástima, e que no entender do DIEESE deveria estar acima dos dois mil reais. Não há mais nada a prometer, até porque ninguém acredita num governo que massacrou os aposentados, vetando leis que os favoreciam, roubando-os escandalosamente em pleno raiar do dia e nas caladas da noite.

            Por favor, deixem o Tiririca em paz, pois ele mostrou que ser analfabeto sem o poder não é diferente dos iguais que mandam nesta nação. Conheci um comerciante que só sabia escrever o nome, mas não perdia pra ninguém em termos de negócios, nunca perdera um centavo em suas transações, assim como o pernambucano Lula, daqui de Garanhuns, cujo município não recebera dele nem uma fábrica de cadeiras de rodas para melhorar a renda do seu povo.

            Penso que meu telefone está grampeado, eis que não consigo falar claramente com ninguém, em face da interferência, mas não tenho medo de coisa alguma; a única coisa que ainda me resta é a vida, que Deus me tem poupado; ninguém me fará calar de maneira alguma, nem que me roubem a carne, pois o meu espírito continuará a criticar o que é ruim e a elogiar o que vier de bom para o país.

Era o que tinha a dizer.

Sem revisão de texto.

Publico interações à crônica:

05/10/2010 12h30min - Luamor

Uma crônica excepcional Poeta, tua marca, toda informação e sabedoria do começo ao fim... Eu ando muito desmotivada desde q PT está no comando, senti um adeus a democracia, assisto, desapontada, a compra dos menos favorecidos que infelizmente se permitem serem levados por bolsas de tudo, família, alimentação, desemprego etc. Sendo que o certo seria receberem bolsas de trabalhos honestos. Mas isto os fariam pensar e isto não é interessante. E nós que pagamos nossos impostos direitinho ficamos assistindo essa enrolação. Nunca votei no PT, nunca senti firmeza nessa falsa igualdade... Tenho forte a esperança que os anjos nos socorram e consigamos mudar de verdade. Quanto a analfabetos, possuo o mesmo pensamento teu, ser necessário sim, curso superior. A educação informal é mto ampla e existe, mas poucos são os privilegiados...A maioria tem que perder noites e noites de sono para laçar um diploma.Se Lula conseguiu com seu "estudo defasado" ser Presidente da República, o povo deve imaginar, pq um comediante não pode ser Deputado.Magistral seu trabalho Poeta, APLAUDO-TE. Bjo da Lua Paulista e tua fã.

Para o texto: CRÔNICA Querem roubar o Tiririca (T2538534)


05/10/2010 19h32min - Celêdian Assis:

Parabéns meu amigo pela sua corajosa crônica e pela sua luta em favor dos direitos democráticos. Acabo de comentar em outra escrivaninha sobre a eleição do Tiririca, que vou até repetir aqui "Vi a eleição de um Tiririca com muita apreensão. Embora imagine que a esmagadora maioria de votos dados a ele, sejam votos de protesto sobre a caótica situação política no Brasil, penso que não é um protesto legítimo e mais, é perigoso para desestabilizar ainda mais a situação vigente. Enfim, o que ele ignora, sobre o que os deputados fazem lá, é um atestado de descaso com a verdadeira democracia. O que os deputados não fazem, todos nós sabemos e muito bem, ou seja , representar o povo, mas no mínimo ele deveria saber o que fazer para mudar este quadro. Enfim, dai eu achar que estes votos de protesto são perigosos, ele só vai aprender o que não deve." Como sabemos dos resultados desastrosos em se ter um analfabeto no maior cargo do país, temo muito que cada vez entrem mais outros em outros cargos de representação do povo. Entretanto, concordo definitivamente com você, uma vez eleito pelo povo, não é direito de ninguém surrupiar-lhe a legitimidade de sua eleição. Repito, excelente a sua crônica. Meu abraço, meu amigo.

Para o texto: CRÔNICA Querem roubar o Tiririca (T2538534)




05/10/2010 08h37min - ana lago de luz:

Bravo pela crônica!!!! Ainda tenho muitas dúvidas também. Temos que esperar o que a Marina vai escolher! Ainda estou pasma com tudo isto. E peço que deixem o Tiririca em paz também!Não sei se ele é sábio, prometeu que vai contar para nós o que faz um Deputado federal pois ele ainda não sabe! Rsrsrssr E encontro muita sabedoria em pessoas humildes do que em pessoas que chegaram aonde cheguei, e que agora só colecionam títulos e não sabem educar seus filhos e muito menos os dos outros que chegam as nossas mãos na escola. Muito bem dito, amigo!!!!!! Com carinho e admiração, Aninha

Para o texto: CRÔNICA Querem roubar o Tiririca (T2538534)

05/10/2010 20h14min - Giustina:

Aplaudo tua crônica, muito clara e objetiva. Mas, sinceramente, sou contra esse tipo de protesto. Votar em pessoas sem qualificação, sejam elas analfabetas ou não, acho que não é a melhor maneira de protestar. Existe toda uma gama de candidatos qualificados. Concordo contigo que os candidatos deveriam ter curso superior. Grande abraço.

Para o texto: CRÔNICA Querem roubar o Tiririca (T2538534)


06/10/2010 17:19 - MELRIS CALDEIRA

Querido poeta, amigo LINDO!!!E CORAJOSO me dizer a verdade!!Parabéns por isso e também pelo brilhante texto. E assino embaixo...concordo com tudo, principalmente á respeito do comediante e hoje, o mais votado nessa eleição para deputado estadual (o Tiririca).È uma falta de respeito, afinal ele venceu e tem q fazer jus...quanto á ser analfabeto...o que é que tem? Não que eu esteja desvalorizando o estudo...longe de mim...pois o meu conselho é que estudem, lutem sempre. Mas esse caso é diferente, pois aqui na nossa política quem sabe mais?Quem faz mais, mais pelo povo? O formado, que fez faculdade, doutorado, etc.?Se bem que para botar dinheiro alheio no bolso, na cueca, meia não precisa ter diploma.Basta estar lá em cima e não ter escrúpulos.pouco importa se nasceu em berço de ouro ou não. Então porque não o tiririca? Pq sabe ler pouco ou nada?Se é pra ficar balançando na cadeira brincando de serra serra serrador...e coçando o saco...vai! seja mais um entre eles fazer tudo em época de eleição.Não estou dizendo que tiririca não vai fazer nda..."""não sei ler o futuro""" Depois, se o GRANDE de nove dedos e outros pouco souberam e hoje estão ai...aprenderam a falar e blá!blá!blá!Que maravilha!!! Mas também ele ganhou os votos, tem direito e deve lutar por isso.

Para o texto: CRÔNICA – Querem roubar o Tiririca (T2538534)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 05/10/2010
Reeditado em 06/10/2010
Código do texto: T2538534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.