Isso é Democracia?

Ninguém pode negar que no Brasil não haja democracia, porque não fosse por isso algumas celebridades que foram eleitas não estariam figurando na folha de pagamento do Parlamento Nacional. Entretanto, para muitos eleitores essa estória de algumas celebridades como Romário, Tiririca, Jean Willis, Myriam Rios, goleiro Danrlei e alguns outros terem sido eleitos, não significa que estamos num país amplamente democrático, já que tais pessoas acima citadas só foram eleitas porque existem muitos eleitores que “fazem pouco caso” de outros candidatos que poderiam ser sérios, mas sabem que não são. Destarte, diante dessa evidência, fica claro que muita gente prefere depositar nas urnas “o seu protesto”, para mostrar para os políticos o que acham das maracutaias que os representantes do povo se envolvem quando estão no poder. Tudo soa como um recado: - Já que vocês não se propõem a serem corretos conosco, nós vamos colocar no meio de vocês alguém que lhes fará gracinha no meio da votação de um projeto. O eleitor está cansado de colocar a bolinha no seu nariz, por isso nesta eleição transferiu a bolinha para o nariz dos políticos.

Mas, tirando a chacotas do meu do raciocínio, observamos a votação expressiva de Marina Silva, que para mim significou a surpresa boa desse meio grotesco em que se volve o universo eletivo. Para mim, esse foi o voto mais certo na seara dos protestos, pois alcançou uma pessoa de boa índole, que luta por idéias concretas e que pode ser, doravante, alguém a enfrentar certos abusos que vivenciamos no meio político. É certo que Marina não se elegeu e nem era essa a sua expectativa, até porque não pertence a partidos de Caciques que mandam na política Nacional. Entretanto, colheu dividendos políticos e depende dela o sufrágio para o segundo turno, pois, basta um aceno de sua parte, para que os eleitores possam se posicionar em favor deste ou daquela.

Entretanto, a triste realidade ainda continua a rondar as Casas de Leis da Nação brasileira. Os mesmos; as mesmices de sempre é que tomam os assentos mais confortáveis do poder como um todo. Aqui em meu Estado os Coronéis ainda mandam e sempre que tem eleição conseguem votações expressivas e admiráveis. Assim, instalam-se em dinastias políticas e vão se candidatando e se tornando homens poderosos, acumulando cargos importantes e praticando verdadeiros tráficos de influências nos Três Poderes. A renovação ficou por conta de 10 gatos pingados que talvez não sejam tão novos assim, já que são candidatos que se vinculam a outros poderosos que lhes deram a outorga pessoal ao ceder-lhes um lugarzinho ao sol.

Mas e o povo? Aqueles que realmente precisam de emprego para sustentar a família! Estes sim; continuarão a protestar e a eleger figuras emblemáticas que poderão estar no poder com o fito de desmoralizar a realidade legislativa, pois não acredito que alguém que diz não ter conhecimento do que faz um Deputado Federal, possa contribuir para resolver as necessidades do povo brasileiro.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 04/10/2010
Código do texto: T2537612