TIRIRICA – FENÔMENO DE URNAS! OU PROTESTO FENOMENAL!

(..A mente crédula (...) experimenta um

grande prazer em acreditar em coisas

estranhas, e quanto mais estranhas

forem, mais facilmente serão aceitas;

mas nunca levam em consideração as

coisas simples e plausíveis, pois todo

mundo pode acreditar nelas.

Samuel Butler, characters(1664-9)

do livro O Mundo Assombrado pelos

Demônios de Carl Sagan...)

Propostas apresentadas, nenhuma. O povo paulista, principalmente o eleitor, sabe muito bem como protestar contras os desmandos acontecidos aos longos desses últimos anos no Brasil. Mensalões, valeriodutos, fichas limpas e fichas sujas, cassações, recursos na Justiça, Leis votadas literalmente às vésperas das eleições, eleitos que terão que esperar decisões judiciais, marido indicando esposa em seu lugar na candidatura para governo de Brasília, na calada da noite! E a Justiça Eleitoral Brasileira homologa tal candidatura! E o povo, mesmo diante de tantas fichas sujas do marido, ainda leva tal esposa para o segundo turno. Que País é este! Que povo é este! Que eleitor é este!

Talvez um grande analista social, poderia esclarecer com propriedade o fenômeno Tiririca. Pode ser que as pessoas que votaram nele, estejam cansadas de verem propensos congressistas, com caras de sérios fazerem o povo de palhaço. Congressistas que fazem dos Congressos, verdadeiros picadeiros de circo, fazendo com que esse circo pegue fogo algumas vezes e, através de negociatas nas caladas da noite, fazerem verdadeiro papel de bombeiros. É claro que existem políticos sérios! E que levam a sério o exercício da cidadania! Mas existem aqueles que são verdadeiros profissionais da política.

O índice de abstenção foi bastante grande. Dezoito por cento aproximadamente e, Indubitavelmente, são eleitores céticos com o momento político brasileiro. O Governo Lula tem um índice bom de aprovação, mas as questões vividas em seus mandatos, como o mensalão e outras coisas mais, podem ter elevado o percentual de ausência nas votações.

Uma coisa é certa: Cansados de tantas palhaçadas na política brasileira, escolherer um verdadeiro palhaço, que chegou onde chegou com muita luta e criatividade no meio artístico, contra muitos que tentaram derrubá-lo ao longo da sua carreira, os mais de hum milhão e trezentos mil eleitores que votaram em Tiririca, no fundo têm a esperança de que as pessoas que muitas vezes fazem a gente rir de suas comédias, acabam sendo pessoas muito mais sérias e mais comprometidas com a cidadania; principalmente quando elas têm a experiência de sairem do nordeste vindo para o Sudeste com a finalidade de vencerem, apenas com o seu trabalho. Sendo protesto ou não, sonhamos que pessoas comediantes, como Tiririca, levem para as Assembléias ,a seriedade de que o País tanto precisa. O Carlitos através da sua comédia, passou ao Mundo muitas verdades; e espero do Tiririca essas mesmas verdade também.

Aristórbio