COISAS INÚTEIS: PROPAGANDA ELEITORAL

Antes da mais nada, quero deixar claro que estou me referindo a campanha eleitoral da forma que é realizada no Brasil. Em outros países, nos EUA por exemplo, ela é válida, porque tem outra conotação.

Aqui no Brasil chega a ser enfadonha, para não dizer que é ridícula. A propaganda eleitoral gratuita, nas rádios e na TV, é um desfile de papagaios empoados, soltando frases decoradas. Na rua, a cada dois passos, te dão um "santinho" que, na falta de uma lixeira, tu colocas na bolsa, no bolso, no... meu Deus, onde coloco esse papelote inútil? E aquele bando nas esquinas empunhando bandeiras? Não sei de onde sai tanta gente para fazer campanha! E os cavaletes, nos canteiros das avenidas, cheios de caras e bocas? Aqueles sorrisos desenhados que eles só fazem antes da eleição... Sim, porque depois nunca mais tu verás os dentes deles. E os carros de som, com aquelas músicas horríveis, que quase te levam à loucura? Dois meses aguentando isso e para que?

Que País é esse? dizia Cazuza. E eu me indago: o inferno é aqui? Sim, porque se existe um momento em que tua auto-estima vai no dedão do pé, esse momento é exatamente o período que antecede uma eleição. Tu olhas para dentro de ti, ascultas tua mente e pensa: será que tenho cara de palhaço? Sou, por acaso, uma ignara cidadã, uma idiota renomada, uma analfabeta política?

Nesses momentos, a única certeza que eu tenho é que vou à loucura com essa poluição visual e sonora. E que só me resta uma alternativa: SOCORRO! PAREM O BRASIL QUE EU QUERO DESCER!

Giustina
Enviado por Giustina em 01/10/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2532789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.