Deliciosa Ignorância

Aprendi uma palavra nova esses dias. Como é deliciosa a ignorância, eu e minha namorada tivemos momentos maravilhosos rindo um do outro cada vez que pronunciávamos a palavra.

Fiquei pensando meu Deus, como nossa língua nos torna ignorantes. São tantas palavras desconhecidas, que estão longe do vocabulário cotidiano, que quando temos a oportunidade de nos defrontar com alguma, ficamos assim, bobos ignorantes.

O idioma é traidor, mas não é só nele que escorregamos na ignorância. Estamos em tempos de eleição, e nos deixamos levar por tantos motivos mesquinhos e egoístas para a escolha de um candidato. É aquele que dá esmola, ou o que dá lote, emprego ao parente, depois ainda nos achamos no direito de reclamar de algo. Pobres ignorantes.

Há ainda a ignorância com a vida. Vivemos de qualquer jeito, sem nos preocupar com o amanhã, com o próximo, com nada. Vamos até as ultimas conseqüências, e só perto do fim, às vezes, é que nos damos conta de nossos erros. Ignorantes inveterados.

A ignorância muitas vezes é nosso remédio, nosso esconderijo, nossa vergonha, nosso segredo (sim, há quem consiga camuflar sua ignorância), mas o que percebi com minha experiência, foi que a ignorância é essencial, ninguém consegue saber de tudo, o importante e ser humilde para aprender. Vai um conselho: seja um sábio ignorante.