“O POVO CANSADO DE VOTAR NAS ELITES, VOTOU EM SI MESMO!”
O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes... (GHANDHI)
Durante muito tempo, a impressão que eu tinha de nosso povo era sofrível: “gente Preguiçosa, corrupta, sem ambição e ignorante”. As raízes dessa concepção estavam arraigadas na minha consciência. Tal ideologia foi imposta principalmente pelos meios de comunicação, controlada pela ação da elite branca dominante. Conforme essa minoria, nosso povo formou-se a partir da escória advinda de Portugal misturada com escravos africanos e índios. Gerando uma sub-raça, se comparado com europeus e americanos de origem ariana.
Segundo o grande educador Darcy Ribeiro, a explicação da grande desigualdade social brasileira deve-se ao desprezo dessa elite pelo “POVÃO”, por ele em sua grande maioria, não ser branco. Notadamente, tal discriminação levou esse grupo populacional a ser considerado como cidadãos de segunda categoria. Gente sem terra, sem moradia digna, saúde e educação, sendo maioria nos presídios e favelas das cidades.
Nossa professora maior, a experiência de vida, mostrou o quanto estava equivocado em relação às pessoas de nosso país. Como prova disto, bastou eu dar uma rápida olhadela na grande metrópole paulista: "Nas primeiras horas da manhã, nota-se grande afluxo de pessoas nos terminais metroviários deslocando-se de suas casas para o trabalho." Evidenciando para mim, que o povo, ao contrário,era bastante trabalhador. Por outro lado, na área cultural, as escolas de samba, com sua coreografia encantam pela precisão e harmonia: “ peça teatral com mais de três mil figurantes”, Constituindo espetáculo de grande relevância cultural e histórica.
A grande imprensa, em momento de descuido, noticiou: “a produtividade do operário da Volkswagen do ABC supera de longe, ao da matriz alemã. As máquinas fotográficas Yashica são montadas com muito mais rapidez no Brasil do que no Japão”. Exemplos da habilidade e criatividade do brasileiro. No entanto, a ação avassaladora dos meios de comunicação (jornal, televisão e rádio) tornou nosso povo submisso e complexado. Admirador do protótipo de uma cultura “enlatada”, fora dos nossos padrões. Todavia, a eleição de um operário, nordestino, culturalmente diferente dos outros candidatos, mostrou que o povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu VOTAR EM SI MESMO.
Hoje, essa elite desesperada percebeu que perdeu o bonde da história. Mesmo com os meios de comunicação na mão, não consegue emplacar seu candidato para o pleito que se aproxima. Ela jamais poderia imaginar que um indivíduo sem formação universitária e aparentemente iletrado, poderia superar de longe os feitos de seu antecessor: afinal foi mais de 30 milhões de pessoas humildes diretamente beneficiadas pelo Estado, algo inédito em nosso país.
Naturalmente, os tentáculos do capitalismo selvagem, ainda subsistem com todas as suas mazelas. Como também, distorções administrativas ainda são observadas no atual governo e deverão ser corrigidas. Entretanto, o acesso a informação, viabilizada pela banda larga, a ser disponibilizada para a população mais pobre. Com certeza, representará um grande instrumento de mudança, principalmente na área cultural. Finalizando gostaria de dizer, que agora, por mais incrível que possa parecer: “os alvores da libertação são vislumbrados por milhões de indivíduos em todos os cantos do Brasil.”