Sobre a perfeição
A busca da perfeição, da agilidade e da autonomia é a mola propulsora do progresso. O ser humanosonha com a perfeição, mas na hora de colocar em prática o impossível se torna um problema lógico a ser desvendado.
Eu gosto de pensar no termo "automaticamente", esse é o termo usado frequentemente para designar algo que opera por si mesmo, ou seja, um objeto inanimado através de regulagens físicas e mecânicas passa a se auto movimentar. Como eu ia dizendo esse termo me chama a atenção, porque, começou a ser usado com o avanço da física mecânica, bem como, da tecnologia e hoje é muito comum o uso das máquinas automáticas. A máquina de lavar, por exemplo, lavas as roupas com com agilidade, perfeição e autonomia, desde que o sistema seja ativado por uma força externa.
Se compararmos o planeta terra com uma máquina percebemos que o nosso planeta é automático. A força propulsora de todo movimento natural terrestre é a força do universo.
Assim também somos nós, o funcionamento do nosso corpo é automático desde que alimentado.
O universo e o corpo humano obedece uma lógica automática de funcionamento. E eu pergunto, as relações sociais obedecem essa lógica automática? Se sim, seria muito mais fácil para compreender os conflitos existentes, a ira e a injustiça. Mas, pela minha puco experiência em coisas da vida, creio que as nossas vontades, aquilo que habita no âmago de cada criatura vivente, não obedece essa sistemática lógica.
Ja percebeu que tudo que é planejado, sonhado não se concretiza como idealizado. O único detentor da perfeição, aquele todo poderoso que idealiza e concretiza conforme sua vontade e com perfeição é o mesmo que escreve em linhas tortas.
Então, o que é perfeição? Seria muito fácil se a vida fosse perfeita e tudo saísse como visualizado previamente. Talves assim os homens deixariam de se angustiarem e sem angústia, sem motivos para guerrear, decepcionar e entristecer o mundo ao redor.
Eu quero dizer com isso que a busca pelo o que não se tem ou não se pode é o desejo interior de ser perfeito, de ter conhecimento e poder necessário para fazer acontecer como se quer.
A automatização que o mundo passa nessa fase de avanço tecnológico está atingindo a nossa mente. Nos irritamos com a falta de imperfeição dos outros, o que chamamos de incopetência, ou seja, aquele que não consegue acompanhar o sistema e aevolução tecnológica é incompetente. Até mesmo o sistema é incompetente, pois, não consegue se adaptar com as variações rotineiras.
É estranho pensar assim, porque, nos leva a crer que todos nós somos incompetentes, uma vez que não conseguimos acompanhar todas as mudanças sociais, físicas e naturais que ocorrem no mundo, por isso não conseguimos alcançar a perfeição. Ou a perfeição ainda é muito complexa para nosso conhecimento, por mais avançados tecnologicamente que sejamos, a perfeição ainda estará longe.
O primeiro passo para se aproximar ao máximo da perfeição é ter consciência de que a realidade é muito diferente da imaginação, por mais que imaginamos o mais perfeito possível, não se compara a imaginação com a realidade. Se não podemos comparar a prática com a teoria, muito menos os sonhos da realidade.
A perfeição consiste naquilo que atingiu o mais alto grau numa escala de valores, isso quer dizer que algo só é perfeito comparado com algo imperfeito.
O impossível é perfeito enquanto sonho, mas, quando é realizado, o impossível, perde o caráter de perfeito, pois, se torna possível, o que gera outro impossível a ser realizado.
O ser humano busca o impossível, o impossível é a perfeição, logo o que as pessoas querem com a tecnologia é a perfeição do sistema natural, é a perfeita previsão dos resultados.
O sonho e a realidade equilibram as diferenças naturais e as variações sociais e da natureza, assim o ser humano busca através da ciência, arte, filosofia e todas as formas de conhecimento realizar seu sonho de forma perfeita.
Como disse antes, esse processo de realização nunca é perfeito, pois, ao mesmo tempo que é possível é também impossível, porque só quem sabe como realizar é que pode torná-lo possível, mas, depois de ser possível todos podem fazer com imperfeição. O perfeito é único.
É como a mágica, quando se sabe o truque, a mágica perde a perfeição da realização.
E assim como passes de mágica a sociedade global vai progredindo, tornado o possível em autómatico e o impossível em possível.
A causa da imperfeição na Terra é a força humana, que não é automática. A natureza é perfeita, mas, quando o homem mexe, perde a perfeição.
O dia que houver a automatização das forças e das vontades humanas, o mundo será perfeito, mas isso é impossível.