Um novo olhar

Um novo olhar

Vanderli Granatto

Percorria o mesmo trajeto de casa à escola todos os dias.

Um certo dia percebi a inspetora de alunos no ponto de ônibus. Não tive dúvidas,dei sinal para saber se ela queria carona.

Ela ajeitou a sacola de compras no banco traseiro e fomos conversando animadamente.

Pediu-me para levá-la até sua casa para guardar as compras, o que, prontamente atendi.

Estava esperando-a para prosseguirmos o caminho até a escola que já estava bem próxima, quando aproximou-se do carro vários alunos meus. Sorri, brinquei com eles.

De volta Maria, liguei o carro e partimos ao nosso destino.

Percebi imediatamente que a inspetora fechou a cara, como se estivesse muito chateada comigo.

Fiquei também calada e assim que chegamos à escola ela quis descer rapidamente. Interpelei-a:

-Maria sei que você está me achando uma pessoa muito ruim por não ter dado carona aos meus alunos.

-Sim professora, não me conformo , a senhora não colocou as crianças em seu carro.

-Maria querida para tudo tem uma explicação. Você sabe porque não os trouxe?

-Não os trouxe pela responsabilidade que carrego comigo.

-Como eu iria colocar quatro crianças em meu carro sem autorização dos pais?

Dei-lhe carona pois sei que é de maior e dona dos seus próprios atos, mas daí eu colocar crianças....

Sei que estava muito calor, mas minha razão falou mais alto; estas ruas são perigosas, por mais cuidado que eu tenha, sei que não estou livre de um acidente, você sabe que casualidades acontecem.

E se eu os colocasse, sem ao menos comunicar os familiares

e dobrasse uma esquina e algo de ruim acontecesse, de quem seria a culpa?

Viriam muitos me perguntar, o porque sem autorização eu ter dado carona às crianças. Não minha querida, meu coração também ficou triste, mas a responsabilidade falou mais alto.

-Perdão professora, não tinha de modo algum pensado por este lado.

-Pensei apenas que a senhora era fria e estava fazendo uma crueldade.

-Percebo que estava enganada, a senhora tem toda razão.

-Todo caso tem dois lados. A responsabilidade tem que falar mais alto.

-Que lição a senhora me deu! Agradeço pelo que aprendi hoje.

Maria a partir desse dia me olhou com outros olhos.

Vanderli

Em 07/09/2010

Botucatu/SP