Falsificadores de tudo!

Tenho ouvido alguns governantes discursarem com um tom autoritário demais para os padrões democráticos que estamos acostumados a ver e ouvir. Tomara que seja um ledo engano e não esteja ao menos nascendo esse tal Estado intolerável para os dias atuais, quanto mais já ter ele nascido.

O engodo ameaça prevalecer. Apontam para o PT as maiores chances de vitória nessas eleições de 2010. Os escândalos se sucedem e tudo parece ficar encoberto pelas sombras de um populismo que já deveria ter acabado há séculos. Estamos votando nas imagens e nos discursos melosos, trocando a razão pela emoção. O povo está se debruçando no maior teatro eleitoral da história político-eleitoral deste país. É bastante alguém impressionar emocionalmente e uma enxurrada de gente segue atrás sem ao menos admitir que se aponte qualquer defeito ou se negue sua real liderança.

Às escâncaras assim, apenas na China se ver o impossível de acreditar-se. Li recentemente sobre uma viagem investigacional que fez um grupo de jornalistas de uma grande emissora de televisão do Sul do país,a um determinado pólo chinês de vendas de sapatos, exatamente onde a Nike, erroneamente abriu uma grande fábrica há pouco mais de uma década atrás e viu seus moldes serem roubados por um formigueiro chinês de falsificadores. Eles são mestre nessa arte espúria. O jornalista fez uma encomenda de um orçamento que envolvia uma determinada sandália de marca bem conhecida no Brasil, a melissa, que custa um par do exemplar aproximadamente setenta reais e, dois dias depois estava com o resultado da consulta. Eles falsificariam o produto e venderiam por três reais e noventa centavos cada par. O governo chinês deveria envergonhar-se de permitir que falsários chineses continuassem praticando essa vergonhosa arte.

Trata-se da indústria Bright Coast. Nela os falsários chineses estão também falsificando as nossas sandálias Havaianas. Os intrusos só não conseguiram ainda reproduzir em suas falsificações, as duas listinhas coloridas que abraçam o solado das nossas Havaianas legítimas. Ter um PIB crescente, uma Economia atiçada por um forno desagradável de falsificações, não é nada lícito e inglês não pode ver! É assim que a China está crescendo?

Por aqui o povo anda meio que ensombrado com os fatos políticos da hora e não tem tentado entender o que não deve ser conservado, nem alimentado, nem defendido. Alguns gritam, outros choram, uma multidão acredita e pronto: vota! Podemos estar elegendo pessoas que estariam mais para um circo do que mesmo outra coisa. É necessário pensar bem mais, refletir, olhar nos olhos dos nossos candidatos e tentar enxergar neles a verdade que defendem ou a mentira que dizem. Não se deixem levar pelo cheiro dos discursos inflamados, os apelos pueris, os chamamentos sem pé nem cabeça. É preciso votar em candidatos trabalhadores, cultos, bem preparados sob o ponto de vista político/administrativo. Esses pelancos de candidatos não devem nem tomar o nosso tempo reflexivo. O brasileiro nunca precisou tanto de votar corretamente, porque o Brasil está em fase de crescimento maduro e por isso não pode mais errar.