POLÍTICA: A VIDA É FEITA DELA
 
 
 




A política partidária em nosso país, infelizmente, ao invés de motivar uma maior participação e consciência, apenas mergulha a sociedade numa espécie de torpor alienado. Como se não adiantasse reclamar, protestar ou declarar a vontade através do voto, independente dos resultados das urnas.

Creio que esta inércia silenciosa de uma camada muito ampla se deve à noção, ainda distanciada da realidade de cada um, do que é política.

Muito além do jogos de interesses partidários, creio que política é tudo que fazemos no dia a dia com implicações diretas em nosso bem estar. Por exemplo, a maneira como trato meu vizinho, a meu ver, é política. A forma que lido com a cidade e os bens públicos também é política. Quem joga lixo na rua, não entende que ali é a extensão da sua casa. Ao pagar impostos (e quantos!) a cidade também pertence a cada um de nós.

A política passa pelas decisões que tomamos na vida: a escolha de uma escola, outro exemplo, acarreta implicações decisivas na formação do pensamento de um cidadão. Entretanto, como estarão nossas escolas? E o que pais, alunos e professores poderiam fazer para melhorar este quadro?

A sociedade civil, em países desenvolvidos, pode inspirar formas de organização onde exista uma vontade real de solucionar problemas.

Nossas decisões no dia a dia são políticas e nem nos damos conta. Talvez seja exatamente isto que os partidos políticos desejem. Quanto mais distante a tal política estiver do cidadão, mais fácil será alinená-lo.







 (*) IMAGEM: Google


 http://www.dolcevita.prosaeverso.net
 

 

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 27/09/2010
Reeditado em 28/09/2010
Código do texto: T2523555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.