Homenagem ao Dia do Ancião

Esta efeméride que assinala uma das mais reluzentes datas da história do Cristianismo, vêmo-la passar aqui em nosso meio, com a plenitude máxima de sua significação, tanto pelo seu valor primordial, quanto pela auréola luminosa que é a comemoração de um grande troféu, exemplificado na história de um Vicente de Paulo.

27 de setembro! Data magna em que se comemora a entrada de São Vicente, no céu. É um aniversário sublime, o da morte de um santo que vive no paraíso, gozando felicidade eterna.Imaginem a alegria com que os anjos no resplendor do céu, fazem soar milhares de harpas e flautas, para saudar o grande santo no dia de seu aniversário! Também nós, aqui na terra, prestamos a nossa homenagem, vendo em cada ancião a mesma sensibilidade que enternecia o coração de São Vicente.

São Vicente de Paulo nasceu em 1581 na aldeia de Pouy no sul da França. Filho de família pobre conheceu, de perto, o que é ter uma vida difícil e sacrificada na luta pela sobrevivência. Teve, porém, a felicidade de estudar e conseguir ordenar-se Padre. Tornou sua vida teologal fortemente marcada pela dedicação aos pobres de sua terra, dando-lhes melhores condições de saúde, moradia e assistência religiosa. Amava a Deus na pessoa de seus pobres, reconhecendo neles um dos planos da Divina Providência.

Foi um dos maiores amigos da humanidade, razão porque recebeu o título de “O apóstolo da Caridade” dedicando oitenta anos de vida cheia de lutas e conquistas ao bem-estar das pessoas carentes, de modo especial aos idosos por quem demonstrava zelo e carinho. Tendo falecido em 27 de setembro de 1660, foi canonizado em 16 de junho de 1737 pelo Papa Clemente XII. O Padre Vicente criou tantas obras que foi agraciado com o título de “Patrono de todas as obras de Caridade da Igreja Católica”, pelo Papa Leão XIII. Seu corpo repousa na Capela da Casa-Mãe São Lázaro, em Paris.

Belo exemplo que deveria ser imitado pelos representantes do povo, não fosse a ambição doentia que leva as pessoas a serem egoístas, faltando com as suas devidas responsabilidades.

Cada um, fazendo a sua parte, estará colaborando com a grande obra de S. Vicente em tornar mais amena e mais digna, a vida do idoso, na fase mais carente da sua existência. Uma pequena ajuda aos asilos, às Instituições de Caridade e muitas outras que precisam de doações para manter o sustento e desenvolvimento de seus projetos em favor do ancião, já faz a diferença.

Que Deus abençoe todos os idosos, que lhes dê longevidade, com qualidade, rica de boas ações, a fim de que um dia possam gozar da mesma felicidade que o virtuoso santo desfruta no céu.

***

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 27/09/2010
Código do texto: T2523084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.