A imparcialidade no jornalismo

A imparcialidade no jornalismo é um mito. Todos nos quando damos nosso parecer sobre algum assunto estamos o fazendo carregado de preconcebidos extremamente individuais, alem disso ainda existe a ideologia do veiculo e a pressão que ela exerce sobre seu editor.

Todo veículo de grande circulação tem também um contrato com seu público. Quem assina a revista Veja, por exemplo, sabe qual seu posicionamento diante de algumas questões e gosta deste posicionamento por isso a lê. Não é vantagem para o editor contrariar esse contrato com o leitor, então cobra de seus funcionários a postura que lhe é mais agradável.

Com a internet e surgimento de veículos de propagação da informação alternativos essa liberdade de expressão é maior, porem não livra quem escreve de tender para um lado ou para outro diante de algum tema.

O mais importante é despertar o pensamento critico de cada individuo e assim moldar um cidadão capaz de ler na entrelinha e de antemão entender que por traz de uma notícia há um pensamente e uma ideologia.

T F BARACHO
Enviado por T F BARACHO em 26/09/2010
Reeditado em 02/04/2013
Código do texto: T2521463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.