A imparcialidade no jornalismo
A imparcialidade no jornalismo é um mito. Todos nos quando damos nosso parecer sobre algum assunto estamos o fazendo carregado de preconcebidos extremamente individuais, alem disso ainda existe a ideologia do veiculo e a pressão que ela exerce sobre seu editor.
Todo veículo de grande circulação tem também um contrato com seu público. Quem assina a revista Veja, por exemplo, sabe qual seu posicionamento diante de algumas questões e gosta deste posicionamento por isso a lê. Não é vantagem para o editor contrariar esse contrato com o leitor, então cobra de seus funcionários a postura que lhe é mais agradável.
Com a internet e surgimento de veículos de propagação da informação alternativos essa liberdade de expressão é maior, porem não livra quem escreve de tender para um lado ou para outro diante de algum tema.
O mais importante é despertar o pensamento critico de cada individuo e assim moldar um cidadão capaz de ler na entrelinha e de antemão entender que por traz de uma notícia há um pensamente e uma ideologia.