HIPOCRISIA TEM LIMITES?

Quando a gente resolve por um lance de maturidade levar a vida em busca de equilíbrio sofre uma tendência enorme de se irritar quando vê ou sente efeitos de ações extremadas. Mas, mas, mas, como resolveu que está em busca do equilíbrio permanente não pode ter reações explosivas diante de injustiças, principalmente. Quando se trata de hipocrisia, é ainda mais difícil não sair chutando tudo. Suspira fundo umas três vezes, joga um joguinho, acende um cigarro, brinca com o cachorro, dá mais umas três suspiradas enquanto pensa e depois age. É isso que eu fiz antes de escrever esta nota.

O mundo inteiro quase veio abaixo porque o governo do Irã condenou uma mulher que armou com o amante para matar o marido. Ela então foi condenada ao apedrejamento até a morte, segundo as leis de lá. É verdade que quase ninguém tolera o regime político deles, não tolera a religião deles e em cima disso, toda a indignação ganha mais força. É também verdade que é inaceitável uma condenação desse tipo em pleno século XXI em qualquer lugar que ela ocorra. Do Papa a Lula, todo mundo que tem alguma importância mundial foi instado a interferir em favor da mulher. Parece que infrutiferamente.

Agora, vasculhando o noticiário como faço todas as manhãs, encontro umas notinhas no jornal tal, no site tal, no portal de notícias tal, ouço um comentariozonho na rádio tal que nos EUA uma mulher vai ser executada por uma injeção letal por ter tramado a morte do marido para ficar com o seguro de vida. Já havia sido constatado pela própria justiça deles que ela é doente mental (possui um QI abaixo de 70) e é considerada inimputável por esse motivo, segundo as leis do próprio país. Ocorre que não ouvi nenhuma grita , nenhum manifesto de internautas em defesa dessa mulher. Nenhuma manchete de capa, nenhum pedido para alguém interferir em favor dela. Por que são os EUA e não o Irã, nem Afeganistão, nem Iraque, nem Cuba, nem Venezuela, nem Bolívia, os inimigos que os brasileiros elegeram porque os EUA também elegeram. Vão à m... todos os que ficam aí cuspindo impropérios contra esses povos e escamoteando as barbaridades que os ricos e poderosos fazem. Equilíbrio, eu quero sim, mas hipocrisia me tira do sério.

P.S.: A notícia está nesse link para quem quiser ver

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/estado+americano+da+virginia+executa+primeira+mulher+desde+1912/n1237783221647.html