NÃO ME SINTO VELHO, APENAS TENHO CABELOS BRANCOS !

 

   A viagem não deveria durar mais de uma hora e se querem saber , passou muito mais rápido do que se esperava. Estava tranquilo e distraído num ônibus quando uma jovem, uma adolescente que não aparentava mais de quatorze anos sentou-se ao meu lado.

   A primeira coisa que  fez foi me chamar de vovô e em seguida pediu licença para sentar ao meu lado. Eu sorri e respondi que estava surpreso , pois raramente encontrava jovens adolescentes com tamanha educação .

   Ela me devolveu o sorriso e disparou a pérola de me informar , na maior meiguice , que era normal respeitar os velhos. Mais uma vez agradeci e apenas retruquei que não me sentia velho, apenas tinha cabelos brancos.

   Parecendo não entender a menina me olhou com ar desconfiado e  perguntou se havia alguma diferença entre velho e velho. Isso me deu a oportunidade de estender a conversa e como praticamente falei o tempo todo, nem vi o tempo passar .

   A jovem, cujo nome nem me preocupei em perguntar , a partir de determinado momento parecia beber as minhas palavras e  me olhava admirada, com olhos vidrados , com se estivesse admirando um marciano ou quem sabe, vislumbrando o D . Pedro I .

   Tentei mostrar a minha inexperiente companheira de viagem que uma coisa é você estar velho e outra, muito diferente é ter cabelos brancos que na verdade, significam medalhas ou troféus ganhos com a longa experiência adquirida na vida.

   Além disso ,  estar ou ser velho é apenas uma questão de estado de espirito. No meu caso, posso fazer o que a grande maioria dos jovens fazem e em muitas delas, infinitamente melhor.

   Com o passar do tempo e a chegada da maturidade aprende-se a valorizar a vida , a ver a beleza nas coisas que o Criador diariamente coloca a nossa disposição. Aprende-se a perceber a diferença das cores, a sentir o verdadeiro perfume das flores, ouvir a voz do vento, o sussurro da brisa. Percebe-se o balé das borboletas, o caminhar em fila indiana de diligentes formigas e o incansável vai e vem das abelhas.

   Não me sinto velho porque aprendi muitas coisas , como por exemplo dirigir com segurança, com equilíbrio e por falar nisso, os jovens de hoje em dia têm algum equilíbrio para falar, beber, farrear, dançar, namorar enfim, aproveitar essas coisas que a maturidade mostra como fazer com real e verdadeiro prazer ?

   E tem mais , depois que você ultrapassa uma determinada idade começa entender o que realmente significa a liberdade dos atos e pensamentos e aí, claro , passa a agir e pensar de forma muito melhor , superior, segura e serena.

   Isso quer dizer que aprendemos a viver só o hoje, plantando o melhor que pudermos dispor para colher no amanhã e , o mais importante, entender que o ontem é o adubo ideal para revitalizar tudo que nasce no hoje . Na verdade, o ontem não passa de um adubo e por conseguinte, o hoje sempre será muito mais importante e interessante.

   Com a idade aprendemos a chorar. Sim, aprendemos a chorar pelo que merece lágrimas derramadas e jamais por coisinhas bobas que incomodam, eu sei ,  mas que com um espirro ou sacudir de cabeça passam rapidamente.

   Quando se atinge uma certa idade, começa-se a dar valor a longos passeios, a ver a beleza das mãos  entrelaçadas e de beijos suaves, mas sinceros. A gente começa a entender que sexo é a união de duas almas que juntas se transformam num só corpo e não, apenas o contato de dois corpos, isto é , carne com carne.

   Além de tudo isso, quando se tem maturidade a gente sempre descobre um cantinho mágico para esticar as pernas, conversar consigo mesmo, olhar as nuvens que passam apressadas e muito mais que isso , olhar para dentro de si e buscar bem lá no fundo tudo o que se tem de melhor para então, com o maior carinho dividir com quem estiver ao redor.

   Eu tenho esse cantinho. É uma pracinha mágica que tem um banco vermelho, meu velho conhecido. Os cabelos brancos, por incrível que pareça nos ajudam a enxergar o lado bom do coração das pessoas e confirmar que a vida, realmente é uma dádiva maravilhosa de Deus .

   Como eu disse, a viagem passou muito rápido e ao me levantar, discretamente percebi que a jovem menina estava derramando grossas lágrimas...


                               ***********





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/09/2010
Reeditado em 17/03/2013
Código do texto: T2518383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.