POR QUE O CÉU É AZUL?

Como é linda uma manhã clara, sem nuvens, o céu bem azulzinho! Olhamos para cima e vemos aquela imensidão sem fim, como um teto enorme sob as nossas cabeças. Estamos tão acostumados com isso... afinal sempre foi assim. Desde pequenos que vemos o mesmo cenário. Alguém já parou para pensar e se perguntou porque o céu é azul? Quer dizer, nem sempre ele é. As vezes assume cores diferentes, dependendo da hora. No finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; à noite, fica preto. Mas, à maior parte do dia é azul. Por que será?

A luz é uma forma de energia que atravessa o espaço como uma onda. As ondas menores são azuis; as mais compridas são vermelhas. Quando a luz solar chega na Terra, esbarra na atmosfera e as ondas se espalham. As ondas menores se espalham mais facilmente, de modo que a luz azul chega aos nossos olhos com mais facilidade.

Durante muitos anos pensou-se que o azul do céu era resultado de poeiras ou moléculas. Mas, com a fórmula da difusão da luz, calculada por Eisntein em 1911, esse fato passou a ser aceito por toda a comunidade científica.

No espaço extraterrestre, onde não há atmosfera, os raios do sol não são dispersos. Por isso os astronautas vêem um céu negro.

Em Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo fenômeno na atmosfera do planeta. Em Marte o céu é cor de rosa, devido à poeira na atmosfera marciana, originada pelo óxido de ferro contido no solo.

Entre a nossa realidade e o nosso imaginário há vários céus. O céu onde se encontra o trono de Deus, ao qual Jesus teria ascendido. O Céu mito, da antiguidade, filho e marido de Terra(Gaia), que rejeitava os filhos ao nascer e os escondia no seio de Gaia. O final dessa lenda é meio dramático: Gaia decidiu vingar-se e pediu aos filhos para punirem o pai, mas somente Cronos, o mais jovem, se dispôs a enfrentá-lo. Durante a noite, quando Céu unia-se a Terra, Cronos cortou-lhe os testículos e lançou-os ao mar. As gotas do sangue fecundaram a Terra, originando as Erínias ou Fúrias. Os testículos jogados ao mar, fizeram surgir uma espuma da qual nasceu Afrodite.

Fugi um pouco do assunto porque acho esse mito interessante. Voltemos ao nosso real. O conhecido céu, aquele que vemos, onde os pássaros voam, onde os relâmpagos brilham e de onde a chuva cai. O céu firmamento, onde estão o Sol, a Lua, as estrelas. Esse é o nosso céu azul que, na realidade não passa de uma miragem provocada por uma onda de energia, que é a luz solar. Mas é ele que nos dá a sensação de que não estamos soltos no espaço infinito, que temos uma cobertura na nossa "casa-terra". É esse azul que enche de felicidade e pureza a nossa alma. Que nos inspira também a fazer uma poesia:

Assim como o céu anil

Minha alma é azul

Sou parte deste Brasil

Sou do Rio Grande do Sul.

Giustina
Enviado por Giustina em 24/09/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2517719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.