El Kummandante Partió


Extraído do meu Livro "Os Gambuzinos" transcrevo aqui uma Alegoria minha à politica actual do "Recto Ângulo Ibérico" em linguagem coloquial...

<<... Retira-te para dentro de ti mesmo, sobretudo quando precisares de companhia...>> (Epicuro)

De: S.S. Potêncio, ® Os Gambuzinos (219)

El Kummandante Partió à Maiame Bit chi...

Em reunião a portas fechadas (apenas no trinco...) foi escolhido o quartel general desta agremiação moderna, da democracia Luz & Tana, pós abrilina, que dá pelo nome de A.S.A.E. (ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO ALBICASTRENSE DA EMIGRAÇÃO) para ser instalado na bonita cidade de Castelo Branco, por razões de estado muito especiais.
Primeiramente o Castelo tem a fama de ser Branco mas... na verdade, ele é da cor de burro quando foge, ou seja; em dias de primavera vemos lá do alto os jardins do labirinto atrás do Museu Tavares Proença, e em dias de verão, todos aqueles que tiverem olhos de ver... o enorme desenvolvimento da cidade moderna, situada quase no centro recto-désico do recto ângulo Ibérico, que se estende até aos campos das oliveiras da Nossa Senhora de Mércoles, etc e tal e coisa...
Sobretudo, a escolha recaiu nesta capital de Distrito Provincial, por motivos muito banais tais como o fácil acesso à fronteira de Segura (todo aquele que precisar emigrar para fazer turismo ou simplesmente... dar uma escapadela à fiscalização nacional, ele toma o rumo do Rio Ponsul, passa no Ladoeiro, vai em direção à Zebreira e depois de uma boa almoçarada nas Termas de Monfortinho nas antigas coutadas do Ti Américo Tumás... ele tira o azimute, e passa a fronteira para a Espanha em Segura com total segurança).

Ainda assim, se porventura dér alguma "zebra"... ou alguma adversa atitude de insuspeita cacoetagem perseguir os emigrantes infractores das regras "asaenses"... o sujeito sempre tem a opção de ficar lá a morar na Espanha, e... alegadamente continuar a trabalhar ali no mesmo ramo...

- Buenos dias!...
- que és lo que te hay trayedo aca por las tierras de Nuestra Majestad el Rey... hein???
- óooo PÁ!... péraííóoooo pá, péraíiiiii!!!!...
- In primero lugar, yo num trayiiii ninguno!...
- yo não xou traidor, tu é que talbez o sejas!!!
No!.. no eres eso que te cria dezêri home!...
- te queda trankilo, pô...
Yo sollo te perguntaba porquê tu vienes aca cuando tu no estás aya!!???...
- sollo eso, carago!
Aaaaaah bem!...
- eu já estaba aki a ber que tu me ias a denunciar...
- y sollo porquê eu vim ka botar gasolina no carro porque o preço lá em Portugal está pola hora da morte...
- tanto faz que a gente bá ó posto abastecer de manhâ à tarde, à noite... até de madrugada os preços nunca descem nem se encolhem!... é uma desgraça!
Olha pá... naquele tempo antes do Ti Bush se reunir conosco na Base das Lages, para lhe engraxarmos as botas que depois ele usou para dar um pontapé no traseiro do Sá Dão Esse ahim,... nós pedimos a ele para deixar de vender o petróleo em barris e começar a exportar o produto em pipas!...
- Cus diabos!... sempre saía mais barato, porque nós temos ali na base da serra da Gardunha um bocado de madeira queimada abandonada lá!...
- desde o verão quente de 2003 quando ficou tudo preto lá na santa terrinha...e, até combina com a cor do Ouro Negro, caraças!...
- Olha páaaa... a ideia que nós démos ao nosso Ministro que...
- ele, só foi lá para ajudar o vosso PM (Primo Manolo) a convencer o Gringo Ti Bush... que estava possesso na invasão rápida das terras do "pitroil" Ira Kiano, foi para que ele; em vez de nos vender o petroleo dos Árabes, ele deveria nos vender os direitos de exploração do carvão que restou das queimadas aqui da nossa região, com prazo a pagar em 2.000.000.000 de anos ou a perder de vista!
- Mira... que tu portuguesito no eres tan burro como yo lo pensaba, comprendes?!
Si por sopuesto el carbon se queda casi casi por dós bilhões de anos para se fazer petróleo, entonces és muy compreensible que tu lo vais a pagar sollo quando te fazem la entrega del producto final,... cierto!?...
- É claro páaaa, mas... já agora deixa-me cá primeiro traduzir isto para os leitores menos informados destas coisas do ASAE senão eles ainda me dão cabo da cachola e, depois?... como é que eu vou voltar lá para a Santa Terrinha, hein!!!?...

Encerrado que foi o diálogo, descrito aqui em cima, lá no bar de Alcântara o nosso homem voltou para o lado de cá da fronteira, e foi logo voluntáriamente ao quartel general da ASAE (repetimos, leia-se: A.S.A.E. = (ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO ALBICASTRENSE DA ESPIONAGEM) para se explicar:

--- Voismecê foi à Espanha fazer o quê?
(primeira pergunta do Fiscal ASAENSE) ...
Olhe, xô guarda!,... eu fui lá à Espanha para levar a minha “Patroa” que vai ter a criança daqui por uns oito meses e 29 dias, mais ou menos... porque o Amato Lusitano tem os médicos em greve por falta de doentes, e aproveitei para abastecer o carro... senão como é que eu ia voltar para casa?
... Voismecê tem casa aonde?
Não, Xô guarda... eu não tenho casa, eu sou de raça Cigana e ando por aí...
- aonde tiver uma casa qualquer abandonada eu moro nela...
Estas aldeias estão cheias delas...
- aatão não se diz que achado, não é roubado!?...
- E... aatão hein!?
...Voismecê queria vender a madeira carbonizada aos americanos?...porquê?
Não... não foi nada disso!
Eu disse que o petroleo é um minerio liquido feito à base de carbono e... que ele leva uns dois ou três milhões de anos para se derreter, fazer gás, e fazer gas oleo, e fazer alcatrão!...
- aatão se nós fizermos um empréstimo agora e ficarmos a pagar ao BPN ( Banco de Portugal Nacionalizado) durante esse tempo, quando lá chegarmos... o petróleo já é nosso!...
--- Aaaah bom!...
E tem mais!... como as Minas da Panasqueira estão de férias, porque os trabalhadores foram para a emigração... que paga mais e melhor no estrangeiro,... então eu sugeri que fizéssemos aqui uma fabrica de aduelas de barril de pinho ou de eucalipto.
- Assim... desse jeito, nós podiamos até baratear o custo do petróleo!...
E, em vez de o trazermos de lá em barris de zinco, nós mandávamos para lá as pipas e uma frota de burros de carga para trazer o pitroil...
- na contramão podiámos até exportar para eles umas carradas de água congelada, porque ...
- olhe xô guarda!...
- já imaginou!?...
- nós enchermos as pipas com gelo da Serra da Estrela e vendermos em grandes quantidades para os gay jos lá no deserto???... isto é que seria ganhar muitos dólares em Euros, carago!?...
Enapáaa... c'aganda jugada pá!...
Voismecê tem mais alguma sugestão?
Sim, sim... eu li hoje nos jornais que os Americanos vão a soltar uns gay jos lá da Base do Bar La Vento Cubano, e que o nosso governo já se ofereceu para receber esses emigrantes de origem terrorista Árabe, da empresa do Senhor Bean Lá Den tro é que era bom!...
- Depois de todo este tempo confinados ( alguns ainda não estão finados graças a algum milagre do Deus deles) em Guantanamo...
- eles ja devem saber falar bem o Castellano...
--- aatão!?... trazemos eles cá para Castello Branco e arranjamos-lhes logo emprego!...
Sim e qual seria a ocupação?
Olhe xô guarda... feitas as contas, nós vamos a precisar de uns 10 mil trabalhadores braçais, com especialidade de "tanoeiro" para fazer as aduelas.
- Mais uns 20 mil especializados em montagem de pipas, toneis, dornas, alguidares, quartas, razões, alqueires e afins de madeira para embalagem de secos e molhados.
- Lá na encosta da Serra da Estrela ( a nossa Sierra Madre) podemos montar lá uns armazéns grandes, que sobraram das industrias que foram vendidas para a empresa textil, de Aviamentos e de Xingamentos da Xina, e podemos colocar lá... pelo menos, uns 35 mil trabalhadores especializados em "enxugar gelo"!!!...
- Os blocos de gelo descem a serra de graça a escorregar por uma tábua abaixo... Mas, antes de os colocarmos dentro das pipas, é preciso enxugar bem a mercadoria para não se derreter no caminho até ao Iraque, até ao Afeganistão... - - enfim essas coisas da lojistica quem entende é o meu PM ( Primo Mané) que tem uma loja lá em Lisboa no Largo dos Ratos e ele até exporta de lá uns equipamentos que dão a volta ao mundo sem sair dali... acho que são uns tais de LapTops de nome Magalhãnenses... ou coisa assim!...
- Ú Ké ke voismecê acha?... hein?...
O fiscal abriu uma gaveta da secretária, feita no estilo "barrocomadeira" de lei, e de lá tirou uma pasta com várias fichas em branco.
- Voismecê leve estes papeis e preencha-os todos com os nomes dos sócios da empresa, e dos trabalhadores imigrantes!...
- Aqueles que vão ser contratados ao abrigo da lei vi gente,... e também da lei dos vi animais em cativeiro, com licença da ASAE, devidamente autenticada, firma reconhecida no Consulado de origem.
- Depois nós o avisamos para tirar as licenças ambientais pela internet...
Bom dia!...
(fechou o postigo e escafedeu-se lá no interior do estabelecimento)
- Ora esta!... dizia o nosso home estupefacto!...
Agora depois da campanha, com tanto trabalho para não fazer nada, é que eu arranjei emprego!?...
... ligou o telemóvel...
Oláaaa,... como estás hoy?...
- pasame El Kumandante, por fabor!...
Lo siento mucho pero El Kumandante se fué a Miami Beach!...
Adonde?... maiame bitch?????...
- conho que no le comprendo,...
El Bush si lo autorizó afinal!!!???...

Aqui jaz a democracia abrilina!!!....
PORTUGAL É ETERNO!, E NÓS EMIGRANTES “RETORNADOS” TAMBÉM!!!...
Até breve, e nunca se diga adeus para sempre!
Silvino Potêncio/Natal-Brasil - ...
Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela
http://osgambuzinos.blog.com

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 24/09/2010
Reeditado em 03/07/2016
Código do texto: T2517596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.