CRÔNICA – FICHA LIMPA/SUJA

 

            Na reunião do Supremo Tribunal Federal, de ontem, que não chegara ao final, ficando a decisão para hoje, sexta-feira, houve um empate de cinco a cinco, entre favoráveis e contrários à aplicação da lei já nas eleições deste ano.

            Bem, fazendo um abre parênteses, a candidata oficial Dilma Rousseff, que está na frente da campanha com mais de 70% das intenções de voto, declarou, em debate na CNBB, que era contra os de ficha suja, como querendo enrolar, tapear o povo nacional, eis que os aloprados do mensalão todos estão com ela, inclusive o grande chefe guerrilheiro e perigoso José Dirceu, que teve sem mandato cassado na Câmara Federal.

            Evidente que ela falou para agradar aos padres e bispos, aos religiosos, enfim, porque o governo do qual participa foi o maior responsável pelos escândalos ocorridos nos últimos oito anos, isso sem que o chefe-mor tenha tido conhecimento de piroca nenhuma. O Lula não conseguiu ver o lamaçal que corria frouxo na sala ao lado de seu gabinete, na Casa Civil, cujos ministros foram o José Dirceu, a Dilma e, por último, a Erenice, que acabou de ser demitida, em face de safadezas havidas as suas barbas, como empreguismo sem concurso, recebimento de “toco” e outras coisas. Não tem jeito, é saindo um e entrando outro e a cantilena é a mesma.

            Voltando ao assunto dos fichas limpas/sujas, ao meu pensar essa lei não vai passar do jeito que o povo quer, ou seja, com aplicação imediata, e essa foi a vontade de milhões de brasileiros que assinaram a proposta de lei. Pela minha experiência, chego a entender que a lei só poderia ser vigorante no próximo ano, mas se o povo quer que entre logo em vigor não há o que discutir com os que elegem os parlamentares, que votaram praticamente à unanimidade no congresso.

            O nosso Supremo é muito tradicional, não aceita imposições nem do parlamento e nem do povo – quando quer --; mas os que foram enquadrados naquela denúncia do Procurador Geral da República, que ficaram conhecidos e apelidados de “mensaleiros” estão sem julgamento, eis que o grande Ministro Joaquim Barbosa está com o processo engavetado, segundo falam a boca miúda. Sabe-se, todavia, que a denúncia já fora aceita pelo STF.

            Quem mais tem interesse nos fichas sujas é o governo federal, pois significa mais votos para os seus candidatos aos mais diversos cargos políticos, desde vereador a presidente da república; ora, os ministros da suprema corte são nomeados pelo presidente do país, e, com raras exceções, não vão se jogar contra o soberano rei do Brasil, senhor doutor Luiz Lula, o Lulalá. Aliás, sobre nomear essas endeusadas autoridades, a minha sugestão sempre foi de que deveria haver um concurso público, a fim de dar vez a todos que possam se enquadrar nas condições exigidas para o cargo. Ainda mais, se o senado aprova os nomes, pergunta-se o porquê de não ter poderes para votar no sentido de afastar àqueles que se mostram repetidamente a favor do governo, contra a constituição e o povo?

            Também sou favorável a que os ministros sejam eleitos pelo voto do povo, em escrutínio aberto, nada de secreto, porque quem age mediante sigilo não obra bem, em minha opinião e salvo melhor juízo.

            Podem anotar meus leitores o que estou dizendo: O processo não será aprovado no STF, salvo de ocorrer um milagre divino que venha ajudar a decidir o que o povo quer... E como na democracia quem deveria mandar era o povo...

 

Sem revisão de texto.

Comentários recebidos:

24/09/2010 07:16 - HOME PAGE

Todos sabiam que a Lei (por força da própria Lei) não entraria em vigor em 2010. Mas dá a impressão de que não prestam atenção a nadica de nada e vão andando para onde o nariz aponta, sem qualquer planejamento para esta Nação. Mas fica uma pergunta: é mesmo indispensável a Lei da Ficha Limpa para que políticos sujos se tornem inelegíveis, ou será que nossa legislação não é suficientemente clara para tanto?

Para o texto: CRÔNICA FICHA LIMPA/SUJA (T2517128)



24/09/2010 09h02min - Jacó Filho, grato, amigo:

Excelente sua crônica mestre, e rezo para que esteja errado e o desempate seja a favor da aplicação já, considerando o comentário do Home Page, que o crime deveria ser punido com as leis existentes, e essas pessoas deveriam estar presas e não concorrendo a novos cargos públicos, ou traduzindo melhor, a nova oportunidade de falcatruas... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

Para o texto: CRÔNICA FICHA LIMPA/SUJA (T2517128)



25/09/2010 00h16min - Giustina, meu abraço:

Faço minhas as palavras do mestre Jacó. Na cadeia é que deveriam estar. Não é lá o lugar dos criminosos? E detento não tem direito nem ao voto, quanto mais se eleger! Parabéns por mais esta bela e oportuna crônica!

Para o texto: CRÔNICA FICHA LIMPA/SUJA (T2517128)

25/09/2010 08h48min - Zélia Maria Freire, parabéns:

“““ “““ BOM DIA ANSILGUS: A gente está vivendo a fase do “se gritar o bicho pega se ficar o bicho come” ou” se gritar pega ladrão não a fica um meu irmão”, uma vez que está tudo dominado. Judiciário? não é mais confiável. Legislativo? Executivo? nesses existe algo de podre que nem no então reino da Dinamarca. Um abraço de Zélia

Para o texto: CRÔNICA – FICHA LIMPA/SUJA (T2517128)



ansilgus
Enviado por ansilgus em 24/09/2010
Reeditado em 25/09/2010
Código do texto: T2517128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.