Gente
São os moradores invisíveis de nossa cidade, muitas vezes passamos por eles sem percebermos sua presença ou, o que é pior, sem nos importarmos com ela.
Assim é a vida dos moradores de rua em São Paulo; em meio a indiferença!
Foi nesse espírito que assaltantes renderam o dono de uma bomboniere na avenida Bernardino de Campos bem na frente de um desses desabrigados. Ninguém imagina que eles se importarão com alguém já que ninguém se importa com eles.
Errado!
Sendo um homem que aprendeu a ler sozinho através das palavras de um de seus poucos pertences, uma bíblia surrada, esse mendigo sabia muito bem que um erro não poderia justificar outro e, ao invés de virar de costas para o que vira, levantou- se e foi até uma viatura de polícia próxima para notificar os PM's que acabaram prendendo os criminosos.
O mais engraçado é que este “indigente” acabou tendo mais consciência cívica do que muita “gente”, afinal, o crime ocorreu no horário de pico numa das principais avenidas da cidade e as ruas estavam repletas de pessoas. Não sei dizer se apenas o morador de rua percebeu o assalto, mas sei que apenas ele se importou!
Até mesmo o capitão da polícia militar ficou surpreso com o ocorrido e parabenizou seus soldados por terem dado credibilidade ao denunciante.
Faço minhas as palavras do Capitão:
“Temos que acabar com nosso próprio preconceito e começar a perceber que se uma pessoa vive em situação de risco social isso não quer dizer que ela não seja uma pessoa decente!”