O GALO PORTUGUÊS
Aquele conhecido galinho preto enfeitado com flores coloridas e corações vermelhos é o símbolo de Portugal, onde ele tem o nome de Galo de Barcelos. É fruto de uma lenda milagrosa.
Contam que a população de Barcelos andava apavorada com um crime ocorrido e não se encontrava o culpado. Quando por ali passou um galego, desconfiaram que fosse o criminoso e o prenderam. Condenado à forca, ele se dizia inocente, estava a caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa. Pediu, então que o levassem até o juiz que o condenara.
Chegando à casa do magistrado, encontram-no banqueteando com amigos. Em meio às iguarias sobre a mesa estava uma travessa de galo assado. O condenado, reiterando sua inocência, proferiu as seguintes palavras: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” O juiz ignorou o apelo e o banquete seguiu. Logo depois, porém, para surpresa geral, o galo se levantou e começou a cantar.
Compreendendo seu erro, o juiz correu ao local da forca e descobriu que o homem tinha se salvado graças a um nó mal feito. Foi imediatamente libertado e mandado em paz.
Alguns anos mais tarde o galego voltou àquela cidade e ali esculpiu o ‘Cruzeiro do Senhor do Galo’ em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. O monumento se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.
IMAGEM:GOOGLE