PÉ LITERAL E PÉ FIGURADO

A mente humana é algo fantástico. Incrível como nossos pensamentos passeiam, alçam vôos infinitos, surgem do nada. E do nada, hoje acordei pensando no pé. Isto, no pé mesmo. Literalmente! Quer dizer, literalmente no início, porque logo outros pensamentos vieram se juntar ao inicial e lá fiquei eu pensando nesta palavra tão pequenina que, além de sustentar nosso corpo (que as vezes não é tão pequeno), ainda tem várias conotações figurativas.

Em anatomia, o pé é a extremidade dos membros dos animais terrestres que assenta no solo. Pé (ou pés) é também uma unidade de medida de comprimento, usada na aviação. Num poema, vejam só, um pé é constituído por um certo número de sílabas que fazem parte de uma linha de verso. Pé pode ser também um desenho que representa uma cidade, uma casa, etc, em projeção horizontal. Como também pode ser um vegetal, ou seja, um ser vivo desprovido de movimento locomotor (pé-de-cavalo, pé-de-burro, pé-de-perdiz são plantas!). E tem pé-de-atleta, que não é um atleta de pé saudável, mas pequenas feridas entre os dedos dos pés. Ai! E tem o pé-de-galinha (socorro!) que são rugas de expressão. Além do pé-de-moleque (que delícia!), um doce feito de açúcar com amendoim.

Figurativamente, existem vários tipos de "pés". Aí estão alguns que, acredito, todos vocês já usaram uma vez ou outra para se exprimirem:

Pé de meia: acumulação de bens.

Pé de valsa: bom de dança, dançarino.

Pé frio: Pessoa que não tem sorte.

Pé na bunda: levar um fora de alguém, ser tirado de jogada.

Pé na tábua: correr.

Pé no saco: sujeito ou situação enfadonha.

Pé rapado: pessoa sem dinheiro, sem bens.

Pé na cova: estar para morrer.

... E tantos outros que andam pé ante pé, na calada da noite, bolando pão e circo para o povo brasileiro!

Ia esquecendo: tem o pé de moça! Plagiando a Anita Cambuim, deixo a receita desse doce delicioso para vocês:

1 lata de leite condensado

500g de amendoin torrado (sem a pele)

1 pacote de biscoito maisena

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de chocolate em pó

Triturar o amendoim, tirar do liquidificador e colocar a bolacha

para triturar também. Misturar todos os ingredientes

e colocar em um pirex untado, na geladeira, por três horas. Cortar em quadradinhos e... delicie-se!

Giustina
Enviado por Giustina em 22/09/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2514523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.