Mudou lá fora aqui dentro até que não.
****************************************************
Quando me casei e aqui vim morar
minha casa era a única nessa quadra
não havia nada de frente dos lados nem atrás.
O tempo passou...
mudamos por dois anos e meio para São Paulo,
retornamos , costruíram uma casa de dois andares
com um paredão,fechou minha visão esquerda,
nos fundos era legal a vista, eu via a Rodovia e todos os veículos, ao longe pastos,cavalos,bois,
quando meu marido saia eu corria no quintal subia no muro e ia acenando para ele até sumir o carro de vista...rs
Outra vizinha de fundo com muro alto todo cinza,acabou-se a alegria de brincar com meus filhos que cor de carro vem agora...
sobrou o lado direito esse é incrível,vejo onde acaba o céu ,rs
plantações verdejantes,sitios ,árvore,eucaliptos, avisto da minha janela o nosso sitio da para ver os carros subir e descer o morro...
fumacinha no fogão a lenha...vejo o pôr do sol...é como viver livre correndo por entre os campos...viajava nessa cena todos os dias...
...mas... uma empresa construíu bem aqui,um muro tão alto mais tão alto que nem consigo ver o fim dele...puxa vida que coisa feia...tudo ficou sem graça nada mais avisto,parece até que estou em São Paulo onde me assutei pensando estar enterrada entre tantos arranha céus,correria de pessoas e um trânsito maluco...apesar de me adaptar bem as mudanças...achei triste toda essa.
Para eu ver nosso sítio aqui de casa agora preciso ir até meu portão e olhar do meio da calçada ,e o que vejo é apenas a ponta do morro ...
De frente??? imaginem só um Terminal Rodoviário...um trevo perigoso mais a frente,uma vila de gente boa que com o crecimento dela vieram os traficantes,enfim vivo hoje o tal crescimento urbano,a reta como chamam aqui popularmente que liga a cidade que nasci a cidade que moro, está cada dia mais sem o verde tapete ,sem os cafezais,milharais,as indústrias caíram matando em cima ,cada mês se constrói uma...legal né empregos e tudo tem seu preço...
Minha casa era uma árvore em meio a uma floresta meus pássaros eram felizes,brincavam ,andavam de bicicletas,iam e vinham da escola a pé sem perigo algum...despediam-se no portão dos amigos rindo,e corriam me abraçar...hoje tudo é munitorado nenhuma calçada você anda sem se preocupar com sua imagem pois está sendo filmada .cuidado coçar a bunda,rs ficará gravado...
E assim vamos nos acostumando e aceitando as imposições da modernidade,hoje meus fiulhos já nem conseguem mais viver nessa cidade pequena sem estrutura de uma grande cidade...
cinemas,shopping,hipermercados 24hs e fármacias...balada,cursos para investir em suas carreiras mais e mais...Emprego bom...é a vida...
Assim sentem-se os pássaros quando queimam as florestas...os animais precisam fugir de seu habitat...em busca da sobrevivência invadem as cidades grandes...bagunçam a vidinha deles...e depois chamam a vigilância sanitária,um biólogo para conduzì-los a um zoológico.
Eram felizes em sua morada.
As vezes me pergunto que faço ainda aqui ? vou é me mudar também para um lugar todinho meu, onde eu veja novamente toda a natureza nas várias janelas de minha casa...ar puro,campos verdejantes,o céu inteiro em cima de mim até onde veja o seu fim...
Sei lá ,será?? as ciranças de hoje em dia não querem mais esse lugar...a não ser por uns dias...então vou pensar...se me mudo para a cidade grande ou se fico pra cá...mas todos querem aproveitar uma piscina fim de semana,um churrasco ,cavalos para galopar,um pônei para meu neto vou comprar...vale a pena conservar o lugar onde nasci,cresceram os meus filhos e meus netos curtirão as estórias do vovô aqui bem no lugar onde tudo da família começou.
Nossa vida tem mudanças ,tudo pode mudar na vida...só não pode é acabar a beleza da família.
Na chácara da minhoca será sempre cultivada a reunião familiar.
****************************************************