O fato pelo qual buscamos os caminhos da escrita requer perspicácia, mesmo existindo o acesso de liberdade e colocação de todas as metas estabelecidas de quem escreve. Portanto... de onde vem realmente  a INSPIRAÇÃO???...

       
              

                            
I N S P I R A Ç Ã O


      Muitos questionamentos sobre a INSPIRAÇÃO levam aos “porquês” dos posicionamentos diversificados sobre ela. Um deles, ou melhor o mais indagado é: “DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO”? Seria ela, a essência principal dos vastos e importantes conteúdos compostos, redigidos numa multiplicidade de áreas científicas, relatos históricos, eventos, colunas jornalísticas?...     

      Sabemos da grande importância ao definir que “ninguém deixa os seus registros”, sem antes buscar na INSPIRAÇÃO os requisitos para a harmonia de uma montagem escrita de primeira ordem ou esmero. Deixar o bom entendimento das idéias passadas é um estilo de como escrever em toda e qualquer categoria.

      O fato, pelo qual buscamos os caminhos da escrita requer perspicácia, mesmo existindo o acesso de liberdade e colocação de todas as metas estabelecidas de quem escreve.          

      Não tem peso maior, a formação acadêmica, no ato de produzir textos, porque pelo dom, às vezes grandes vultos se destacam, deixando belos e de grande aceitação e repercussão do público.

      Dizer que basta pegar um lápis e papel, o resto deslancha nas pautas de uma folha..isso não tem  nenhuma procedência. Tanto quanto não se escreve como ir acender uma lâmpada; a luz já está acesa no interior do “bem inspirado”.     

      Logo, não se premedita, não se agenda, nem se estabelece metodicamente, assiduamente os momentos de criação de textos.

      Por outro lado destacam figuras ilustres nascidas pelo gosto ou conduzidas pela rapidez das suas criatividades passadas para os livros. E como poderiam ser todas as metodologias pedagógicas, pesquisadas ou testadas, sem a INSPIRAÇÃO? Ela é num contexto amplo o direcionamento do artista, poeta e escritor. 

      Ser conduzido sob uma frondosa árvore sombria, não teria nenhum valor se antes os impulsos de quem assim o faz, não estiver sob o impulso maior da INSPIRAÇÃO. Daí tudo surge mansamente diante de uma natureza, bem à frente da própria existência. Não veríamos as belezas das grandes obras literárias, deixadas pelos anais da história antiga e contemporânea. Deixariam de existir o sonhador, que sorri e chora, que aplaude, reverencia o existido ao seu redor.  A magia das palavras perderia os seus valores, as letras não teriam toda simetria no intercâmbio entre sonhos e fantasias, até realidades...

      Os aclamos não teriam o chamamento para as mudanças no processo evolutivo do homem. As exposições do habitat natural ficariam ausentes do socorro pela preservação.

      A importância grande da INSPIRAÇÃO se faz valer quando ela é bem desenvolvida, bem empregada para o positivismo do crescimento e aprimoramento da arte e cultura.     

      Nos mais elevados derradeiros momentos se conduz o estado emocional inspirando opções às condições de soluções. Tudo é uma busca quando se centraliza o equilíbrio e adequação. E como? -Tendo a INSPIRAÇÃO como a chave de um comando geral, buscando encontrar melhorias. Somente caminha lado a lado com ela, quando um poeta, mesmo num picadeiro da vida, no palco de toda luta, se inspira alto pelos versos: “o peixe busca o mar, as ondas a areia da praia; o vento balança o galho, as frutas caem para se disseminarem; o sorriso embala a alegria, mesmo quando o palhaço chora por dentro; o pássaro vive para cantar, o homem para amar e o poeta vive para sonhar”!...
                                                         
      MAS REALMENTE DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO?
                                                         
      - Do interior de cada um, do coração que pulsa forte a vida e...sem nenhum ensaio e erro das branduras profundas da alma!

                                   images?q=tbn:ANd9GcRcByqqzvLdPWi9tbmPBLSz3pkSsnLxPsWF1pEBrCiTbpXWWZWq5g

*Crônica
*Fonte: DIVERSO UNIVERSO DE CRÔNICAS
*Autor: Prof.Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari-
*Imagens:-Google- 

 

 
roangas
Enviado por roangas em 22/09/2010
Reeditado em 09/08/2011
Código do texto: T2513623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.