CRÔNICA DA CRÔNICA - Mais um absurdo!


No dia 20 próximo passado, publiquei no meu BLOG a crônica abaixo, a propósito do “affaire” Neymar/Santos/Dorival Júnior. Por incrível que pareça, mais uma vez a prepotência dos dirigentes saiu de vencida sobre a razão de um treinador de primeira linha, que ganhou duas competições seguidas, e daí fora demitido e o jogador reincorporado à equipe. Resta agora ao Mano Menezes, treinador da seleção brasileira, não convocá-lo nesta quinta-feira para as próximas ações de nosso escrete canarinho. Penso que ele, Mano, fará isso.

CRÔNICA – Quando um técnico vitorioso está à beira de cair!

Pelo andar dos acontecimentos depois de mais uma palhaçada praticada pelo grande jogador Neymar, do clube peixeiro, a minha impressão é completamente diferente da que tenho lido nos noticiários jornalísticos.

Aliás, venho dizendo desde a conquista do campeonato paulista e da Copa Brasil, que já estava no tempo do treinador Dorival Júnior entregar o cargo, pois abiscoitar títulos assim tão expressivos gera cobrança ainda maior dos torcedores, associados e diretores do clube, e não estaria ele imune a isso que ocorre tradicionalmente no nosso futebol.

O desgaste vem ocorrendo desde algum tempo por conta das besteiras que fazem “os meninos da vila”, pois se julgando importantes em demasia, mais do que o próprio clube, se metem em encrencas a toda hora. No meu pensar o Dorival perdeu o comando do time muito antes de pedir a punição para esse rapazinho que vem exorbitando de todas as expectativas, isso em face do que se chama corporativismo, e os atletas geralmente são solidários entre si.

Dentro de campo a sua maior glória é querer desmoralizar os adversários, com dribles inventados na hora e isso tem resultado numa marcação severa, dura, pois todos os jogadores são pais de família e não podem levar desaforos pra casa, quando os seus filhinhos ficam a ver as partidas pela televisão. Ninguém tem sangue de barata para ser humilhado por um cara que agora que está aparecendo para o mundo, e até já fora convocado pelo Mano Menezes para a seleção brasileira. Dizem que pobre quando fica rico da noite pro dia não sabe conviver com o sucesso, e penso que isso é a pura verdade.

Pois bem, além dessa marcação em cima, muitas vezes até meio violenta, ele fica caindo a troco de nada, procurando interferir na arbitragem, deixando os juízes em polvorosa contra os torcedores, eis que isso pode ser interpretado como provocação, jogar a torcida contra o apitador e sua equipe.

Pois bem, ficara afastado da partida contra o Guarani de Campinas, quando o Santos não foi além de um empate, porém a diretoria está forçando o treinador a escalá-lo contra o Corinthians. Sei não, mas estou seriamente pensando que o Dorival vai exigir que seja aplicada a punição que ele sugeriu ou então entregar o cargo na véspera da partida programada para quarta-feira.

No lugar dele eu já teria feito isso, pois a multa contratual somente deve ser válida quando não existem motivos óbvios para a quebra do contrato, e desprestigiar o técnico é um motivo, para ele, de rescisão por justa causa, a indenização não caberia.

Outra coisa que a diretoria poderá fazer é desmanchar o plantel campeão, que já perdera Robinho e André, e já se cogita da saída do Ganso e do próprio Neymar, porquanto pelo preço que ele estaria valendo não haverá condição de mantê-lo na equipe de maneira alguma, até porque o risco do clube é imenso, em face de possíveis contusões, como a que fora vítima o maior jogador armador dos últimos tempos, justamente o Ganso, que não fora convocado pelo xerife Dunga, a grande decepção dos brasileiros na Copa do Mundo da África do Sul.

Queira Deus que eu esteja errado no meu ponto de vista. Vamos pra frente...

Fico por aqui. Meu abraço.
Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 22/09/2010
Reeditado em 22/09/2010
Código do texto: T2513473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.