NÃO FALO COM GENTE FEIA

Parece feio o título deste texto, mas quem sai de casa para comprar um vestido feio? Ninguém vai ao salão de beleza para ficar feia. E o grande Vinicius de Moraes já dizia; “As feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental”.

Também tem aquela velha história: “Quem ama o feio bonito lhe parece”. E mais um detalhe. Nem todo mundo acha lindo o azul, assim tem gosto para todos os gêneros. O meu bonito pode ser seu feio e vice versa.

O novo paradigma cultural da contemporaneidade enfatiza o dever moral da beleza da mulher. A feiúra é um fator de exclusão social. Muitas profissões exigem um perfil de mulher elegante e bonita para preencher certos cargos. Mesmo sendo a beleza física fundamental outros atributos de beleza precisa ser associada ao perfil da mulher para que ela tenha empregabilidade.

O desvio dos padrões de beleza socialmente estabelecidos pode ser sanado através da prática de exercício físico, de cirurgias plásticas, cirurgias bariáticas dentre outras quantidades de opções que o ser humano tem a seu dispor. Na verdade hoje só é feio ou feia quem quer. No salão de beleza você pode ficar loira ou morena, de cabelos lisos ou cacheados, a transformação é feita num estalar de dedos. Em outras palavras a gente pode afirmar que a “mulher feia” é aquela sem vaidade porque quem quer ficar bonita, fica. Você já ouviu alguém sem falsidade dizer para uma pessoa feia: Como você está bonita? Um feio elegantemente vestido fica lindo e se ele tiver aquele brilho no olhar e for uma simpatia em pessoa, aí estamos falando do feio bonito.

Há quem diga que a mulher tem duas oportunidades de ser bela. Uma é de ter nascido com o dom natural de beleza e a segunda é ter bom gosto e saber fazer o bom uso de todas as ferramentas que o mundo moderno coloca a seus pés.

Mas a feiúra que a gente não aceita mesmo é aquela que vem de dentro. Gente mal educada, grosseira, sem classe, indiscreta, que só se eleva, que pisa em cima dos outros, que só reclama, estas são horrorosas. Com pessoas assim eu não falo. Os feios deste naipe que me desculpem, mas a beleza de dentro é fundamental.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 22/09/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2512819
Classificação de conteúdo: seguro