Rascunhos de Um Pensar - Parte 05

Aprendemos que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Já resolvemos a nulidade do espaço e do tempo.

Falta falarmos da matéria. Independente dos últimos avanços da ciência, que a todo instante redescobre a tal da matéria, com direito a anti-matéria e outros tantos conceitos, sabemos que na verdade falamos do vazio e das energias em circulação com direito a partículas espalhadas aqui e ali. (Corroborando meu desconceito de espaço e tempo, lembro que os cientistas quase chegaram lá ao inventarem o princípio da incerteza de Heisenberg.)

Pensemos ainda no absurdo dos buracos negros. São uma tentativa dessas partículas em aniquilar o vazio entre elas e o resultado é simplesmente a derrota. Essa implosão de matéria, essa redução do nada entre as partículas gera uma singularidade que gostam de chamar de portal para outros universos, mas é simplesmente o nada vindo de outras realidades reconquistando o espaço que as partículas ocupavam.

Se a matéria não é a maioria, se ela própria pode ser pura energia, se não há espaço ou tempo, porque haveria de ter a tal da matéria? Ela nada mais é que uma forma de expressar as trocas de energia, suas várias formas e concentrações passeando pelo vazio.

Então nos resta o vazio e energia. Não há como negar o vazio. Ele é a essência de si mesmo. Negar o vazio é congelar o universo.

Precisamos do vazio para que exista mudança, para que nossos “pensamentos” tenham a liberdade de serem o que quiserem.

E a energia? O que seria?

Seria fácil dizer que esta energia seria o “nós” espiritualizado, que pertencemos ao cosmo, que somos parte de um algo maior. Mas não acho que seja isso. Continuo acreditando na total individualidade, no conjunto de particularidades de cada individuo. O que passamos, presenciamos ou sentimos foi iniciado pelo nosso “pensar”, é só nosso e pode ser compartilhado se ambos os lados o quiserem.

A energia é a forma de dizermos que existimos. Nossos realismos “pensados” se utilizam dessa energia para imprimir em nós mesmos as sensações e lembranças que planejamos.

A energia, mais que um ente é uma entidade que representa nosso poder de existir e interferir.

George Wootton
Enviado por George Wootton em 21/09/2010
Código do texto: T2512353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.