Como é que é? (Sobre a declaração da escritora Wendy Guerra)

"Pensava que no Brasil as pessoas andavam nuas". Escritora Wendy Guerra, em entrevista à Livraria Folha.

Frase que me chamou a atenção nesta semana, quando li a entrevista da escritora cubana Wendy Guerra, que lança no Brasil seu romance "Nunca fui Primeira-Dama", referindo-se ao fato dela mesma ter ficado chocada ante ao choque da platéia do Jô Soares, na entrevista que lhe concedeu, quando uma foto sua - nua - foi mostrada no telão. Ela emendou "o Brasil tem muito pudor, um assombroso pudor". Então eu pergunto: como é que é?

Não dá pra entender estas diversas imagens distorcidas que os gringos - não a maioria, eu acho - têm do Brasil. Não faz muito tempo, o ator Sylvester Stalone criou uma grande saia justa ao declarar que aqui no Brasil é interessante, pois "pode-se vir, explodir as coisas e nós ainda dizemos: Obrigado, obrigado. Leve um macaco!". Quem acompanhou soube que não demorou muito para o vovô marombado nos mandar um "Sorry, my mistake!Sorry."

Eeeeei, calma aí, não é não? Quer dizer então que só porque temos o carnaval, com lindas mulheres que passam o ano inteiro malhando para expô-los em mais ou menos 1 hora de desfile, que é tudo assim. Ou que porque ainda temos tribos indígenas, com pessoas que realmente andam nuas, que todos no Brasil andam nús, com macacos ou araras nos ombros? O buraco é - bem - mais embaixo. Se for seguir o raciocínio da nobre escritora, achei estranho ela não tragar um charuto, vestida com uma camiseta com a imagem do Che Guevara. Foi assombroso, também. Oras!

Está na hora que as pessoas mudem estes julgamentos sobre nós, generalizando o povo por algumas questões regionais e culturais, diria até folclóricas da nossa nação. Estou cansado de ver gringos nos subestimando, e nós aceitando e dizendo "obrigado". Aceitamos de tal forma que quando vem gringo pra cá, nos esforçamos para falar a língua dele, e não o português; quando viajamos, também outra preocupação e falar ao menos o inglês. Espera um pouco, cadê a valorização do que é nosso? Somos uma nação forte, somos um povo guerreiro. O Brasileiro é exemplo de pioneirismo em muitos setores, é um povo receptivo, acolhedor e educado. Por isso dissemos Obrigado, sem que estejamos pelados, ou dando macacos como souvenirs - macacos me mordam, por favor! -.

Temos paisagens maravilhosas, ótimos craques de futebol, músicos, escritores, atores, personalidades, etc. Somos exemplo para o mundo no quesito tecnologia eleitoral, o sistema do Brasil é exemplo para o mundo, pela confiabilidade e rapidez da contabilização dos votos. Como conceber que um país como o nosso, com a extensão territorial que tem, possa permitir que em poucas horas após o término das eleições já saibamos - com exatidão - quem são nossos novos governantes? Países muito mais "modernos" demoram dias para dar a resposta ao povo, quando não há dúvidas e recontagem de votos.

Take easy, man! Mais respeito. É bom e nós gostamos!

and

Welcome to the jungle! We are very proud!

________________________

Visite o blog do autor:

http://www.fabiodiazmendes.com

Fabio Diaz Mendes
Enviado por Fabio Diaz Mendes em 21/09/2010
Reeditado em 22/01/2011
Código do texto: T2511255
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.