Se você não souber o seu valor, ninguém saberá!
O respeito induz uma ação de manifestação dupla: ativa e passiva. Ou seja, eu respeito, mas também tenho que ser respeitado. Não há como exigir respeito de outrem, se não o respeitar e não se respeitar a si próprio. É quase uma lei da natureza. Se não respeita a si próprio, acaba por ser submisso a todos, a tudo e a não enxergar que há saída, por mais complexo que seja o problema enfrentado. Os problemas servem para nos fortalecer, não para nos derrubar ou sucumbir.
Se não tomarmos cuidado, damos espaço para que o desespero tome conta de nossas vidas, e ao desespero não temos lugar para o bom e velho raciocínio lógico, que nos ajuda e muito a encontrar saída para as adversidades em nossas vidas.
Muitas vezes o grande problema do ser humano é lidar com a perda, seja ela de qualquer natureza. Conheço pessoas que sofrem por antecipação ante a mais remota possibilidade de perda. Muitas vezes deixam de enxergar que a perda na verdade é um ganho, uma mudança necessária em nossas vidas. No final, não é nem mesmo perda, apenas uma mudança, sobretudo necessária.
Já correu por aí a história da família que vivia exclusivamente de uma vaquinha. Tudo era em torno daquela vaquinha, não imaginavam a vida sem ela, até que certo dia um sábio viajante empurrou a vaquinha penhasco abaixo, e após certo tempo, encontrou a família melhor, eis que a perda da vaquinha a obrigou a buscar outros meios de sobrevivência, e com isso veio o progresso desta família. pois passaram a enxergar além. Na nossa vida é assim também, de uma perda vem um ganho, um progresso. Melhor, de tudo que passamos fica sempre um aprendizado. Temos de enxergar além do que estamos limitados a ver, já que estas limitações somos nós que colocamos, e a ela nos prendemos.
A valoração pessoal - aquele valor que nos damos - é essencial, pois nos motiva, nos faz acreditar que podemos ser capazes de vencer os obstáculos. Já dizia o ditado "se a vida lhe der um limão, faça uma limonada". E é assim mesmo, de-se o devido valor, siga, prossiga, evolua. Se você souber o seu valor, as pessoas saberão, e não é pela submissão que se conquista um perdão. se um dia errou, magoou alguma pessoa, arrependa-se verdadeiramente e mostre isso àquela pessoa. Se o sentimento que ela tiver por você for verdadeiro, puro e sincero haverá em resposta um perdão verdadeiro, uma vontade de caminhar em conjunto. Do contrário, não haverá perda!
Algumas pessoas se acham no direito de virgar-se de algo que as tenha magoado. Não enxergam que o sentimento de vingança faz mal ao vingador que ao vingado. Mas esta vingança só terá terreno se você permitir, se houver submissão, se não se der o devido valor. A ninguém é dado o direito de julgar, condenar e executar a sentença. Se houve arrependimento, demonstração de querer agir diferente, então não há lugar para vingança. Se houver, não houve perdão verdadeiro, não há vontade de continuar. Então, não há perda!
O seu valor é você quem se dá, mais ninguém. E lhe comprarão conforme se vender. Então, por que apor-se um preço tão baixo? Va-lo-ri-ze-sse! É a Lei do mercado, se há pouca oferta, e muita demanda, sobe-se o preço. Quantos de você há por aí? Nenhum outro, você é único, é especial, e merece ser valorizado.
Vença seus problemas, encarando-os. Fica mais fácil, e saiba que se for justo - a começar consigo - terás ao seu lado quem te mereça e te valorize.
______________________________
Visite o blog do autor:
http://www.fabiodiazmendes.com