GAIA X MEDEIA

*ghiaroni rios

No universo do nosso planetinha terra, Gaia é a mãe (mantenedora), abundante em leite materno e carinho, proteção.

É ela (Gaia), quem nos gera, pare e nutre para a vida. Seja vida de um anelídeo como a minhoca, ou de seres (ditos) pensantes, como a espécie humana. Gaia é prazer de sobreviver, de reviver e de perpetuar.

Dizem que uma reles ameba, na sua vegetativa mesquinhez, se realiza ao transmitir genes para gerações futuras, e assim (sua espécie) sobreviver.

Portanto a HIPÓTESE GAIA, lançada por James Lovelock é muito simpática, especialmente à turma dos Guerreiros do Arco íris, dos ambientalistas, dos pretensos (nos quais me incluo), salvadores do planeta.

Agora, como um balde de água fria, surge esse paleontólogo (com todo respeito), o Sr. Peter Ward, com uma nova e revolucionária hipótese, desmontando GAIA, pregando, dentre outras novidades:

“é inútil e perigoso para a humanidade, a esta altura da civilização, tentar se reconciliar com a natureza retornando ao estilo primitivo de vida.”

Além de chocante, é o avesso do que pregamos, como por exemplo, reduzir, reciclar, reaproveitar, reutilizar. Viraram ao avesso meus (novos) paradigmas! E agora José?

Seu criador batizou a nova teoria de Hipótese MEDEIA, em alusão a mitologia em que a rainha Medeia mata os próprios filhos. Peter Ward divulga outras obscenidades como:

“a natureza conspira para tornar a terra um planeta estéril... a vida é inimiga da própria vida.”

Ou mesmo tiradas como esta:

“as espécies evoluem, mas a biosfera não.”

O que me chateia, intriga e deixa perplexo, é a consistência, a lógica instigante dos argumentos levantados pelo paleontólogo. (Paleontologia: a ciência que estuda evidências da vida pré-histórica preservadas nas rochas)

As evidências a comprovar a hipótese Medeia apresentadas são muitas, como a de que:

“os episódios de extinção em massa no passado geológico do planeta.”

E ainda critica os adeptos de GAIA em seu rumo de retomada da vida natural:

“é falsa a idéia de que a natureza se salvará se nos conciliarmos com ela.”, ou mesmo: “A natureza se comporta como Medeia, a mãe impiedosa que, na mitologia grega, mata os próprios filhos.”

Mas mesmo juntando os cacos da hipótese GAIA, a boa mãe, o pesquisador admite o aquecimento global e prega uma “engenharia planetária” com efeito atenuador sobre a temperatura da terra e regulador dos ciclos básicos da biosfera.

Gostei de ver nossos paradigmas questionados. Queria ter mais mil anos de vida e ver as hipóteses confrontadas.

Apesar da aparente credulidade dos novos argumentos, fico com a Hipótese GAIA, até mesmo por instinto de sobrevivência. GAIA é mãe, e mãe é mãe!

*O autor é ambientalista/escritor

ghiaroni rios
Enviado por ghiaroni rios em 21/09/2010
Código do texto: T2511201
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.