PALAVRAS MAL OU BEM COLOCADAS ?

Ao enviar uma “engraçada piada” para uma amiga, coloquei no final: Para você morrer de rir. Antes de encaminhar ao seu devido destino parei um pouco e pensei: Morrer de rir? Que história é essa? Eu quero minha amiga de corpo e alma, não morta e fiz a correção: Para você “viver” de rir. Não sei se ele vai entender a mensagem, mas quem rir vive mais, assim dizem os entendidos. Rir relaxa as tensões e as boas gargalhadas movimenta oitenta e quatro músculos da face. Excelente exercício para retardar o aparecimento das rugas e veja lá que o riso mexe com o corpo inteiro. Dizem que até os dedos dos pés se agitam com uma boa risada. Uma ótima e saudável atividade física.

Outro dia eu vi uma mãe dizendo com todo orgulho que seu filhinho de um ano era muito danado. E eu fiquei a matutar se ela estava consciente na sua colocação. Eu acho que ela queria mesmo dizer que seu filhote era esperto, porque nenhuma mãe quer amaldiçoar seu filho. Danado significa estragado, arruinado, danificado, malvado.

E você já ouviu alguém dizer que vai correr atrás do prejuízo? Tem gente com gosto para tudo, mas a maioria das pessoas corre atrás do lucro.

Agora, um dia desse eu presenciei uma crítica a respeito da expressão “Prefeitura Municipal”. Esta colocação é certa. Porque nem todo prefeitura é municipal. As Universidades, por exemplo, tem uma Prefeitura e um Prefeito para Administrar a Cidade Universitária.

Também não concordo quando dizem que “General do Exército” é pleonasmo. Nem todo General é do Exército. Quem não conhece aquela música interpretada por Elis Regina, “Chegou o General da banda he, he,/ Chegou o General da banda he, a.

Sou a favor de dizer: “O lindo brilho da estrela do céu”. Fica mais romântico enfatizar que aquela linda estrela está naquela imensidão misteriosa e enigmática. E doa quem doer.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 20/09/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2508619
Classificação de conteúdo: seguro