Minha mini Agro-floresta

Minha mini Agro-floresta

Em Pernambuco existem algumas comunidades rurais, não sei em outros estados, mas deve ter claro, onde é praticado o sistema de agro - floresta. Só para explicar, consiste em plantações inseridas no interior da floresta. O princípio fundamental e o objetivo é espantar as pragas que acometem as plantações. Pois as grandes maiorias para eliminar os insetos recorrem aos agrotóxicos e ficam numa luta sem para, e não conseguem vencê-los e ainda empobrece o solo.

Na agro - floresta as pragas tem que decidirem se comem outras plantas que estão em volta da plantação ou migram para outros lugares.

Pois é, eu até já fiz uma crônica onde descrevia a minha plantação que faço num espaço mínimo, mas não desisto. Eu insistia em plantar coentro, por exemplo, ao nascer ele já sumia e eu não sabia que fazia isso. Então resolvi deixar as ervas daninhas que nasciam crescerem. E não é que o coentro e a couve conseguiram sobreviver. Então eu passei a chamar de minha mini agro – floresta, e convoco a todos que praticam a horta caseira que façam adesão à minha sugestão, vale mesmo a pena.