Novo Modelo de Família

Na última quarta-feira 15, aconteceu no auditório do ICADS/UFBA uma palestra acerca do novo modelo de família com a ilustre presença de Bere Brazil. Foi a primeira vez que a ví palestrar e achei de uma ousadia cativante. Provocante, fez com que muitos "cérebros lavados" ficassem incomodados com as verdades a respeito da não aceitação dos coloridos por algumas religiões. Com alguns evangélicos presentes, você pode imaginar o frisson que causou ao falar que a Igreja é uma instituição criada para retenção de poder e lucro. Isso não é nenhuma novidade para os mais esclarecidos, mas para os fanáticos trata-se de uma afronta! Blasfêmia!

Para se ter uma idéia da indignação, ao sair do auditório uma colega de curso veio "perguntar" (lê-se provocar) a respeito da formação da palestrante. Neste momento eu perguntei-a com um tom descontraído se ela não tinha ouvido a apresentação feita pela organizadora do evento, na qual citou diversas formações e experiências da Bere. Um currículo de inspirar qualquer um que tenha acabado de entrar na universidade. Como resposta essa colega disse indignada: - Ela é formada em falar besteira, isso sim. - E saiu, sem que eu pudesse falar mais nada. E o que eu ia falar? Que ela tirasse da mochila antes de vir pra faculdade toda intolerância e ignorância que ela vem carregando desde não sei quando? Que ela estava no curso errado, já que uma estudande de Humanidades não deveria ter esse tipo de pensamento? Eu não. Deixo o tempo cuidar de baixar o nível de fanatismo religioso nela contido.

Acho de extrema importância que temas como este sejam abordados no espaço acadêmico e de forma tão aberta. Penso que somente desta forma algumas pessoas começarão a ir à faculdade, não somente para se formar como profissionais, mas para absorver o que o mundo tem de melhor e ao menos respeitar o que, na ideologia delas, é o pior do universo, pecado irremediável!