Terapia

Minha avó dizia: está triste ? preocupada ? deprimida ? então pega na enxada !

Ela era psicóloga e cuidava do jardim do sítio que era uma beleza. Nós até batizamos lá uma avenida florida com seu nome.

Mas para sua neta dava um colo aconchegante e muito carinhoso, coisa de avó.

Aliás a outra avó do chá das cinco e da Coruja Colorida também pude aproveitar bastante.

Quando criança a melhor terapia era essa: colo, carinho, aconchego e amor. Tudo para nossa mente descansar, imaginar e brincar tranquila.

Para crescer e amadurecer ? Aí é preciso da terapia mãe e pai mesmo ! Isso é que é realmente pegar na enxada e aprender a cuidar do jardim, da casa, do filho, do marido, do trabalho e da vida.

Tive sorte de ter uma família grande com muitos irmãos de preferência bem diferentes e mais velhos pois se aprende mais rápido e praticamente de tudo um pouco.

A oportunidade de conhecer bisavô, bisavó, avô e avó também é o máximo ! Sem falar nos tios, tias, primos e primas, pois é, eu já falei, família grande e unida, muito unida.

A psicanálise como terapia fez um trabalho incrível com todas essas pessoas e ferramentas que construíram e continuam a construir a minha vida.

Meditar… Essa terapia eu aprendi com o marido que me ensina os sabores orientais.

Fazer exercícios também é ótimo para curtir a endorfina, aliás fazer sexo também, com muito amor, é claro.

Ouvir música… uma ótima forma de organizar os sentimentos se inspirar, criar, sempre gostei desde quando era pequena.

E sem falar naquela, a mais maravilhosa terapia, de ouvir, ler e ver estórias sejam elas tristes, alegres, engraçadas ou até mesmo de dar medo.

Foi assim que eu me apaixonei: pelos livros, pelos filmes, pelas músicas, pelas personagens que com ilusão e identificação eternizam aqueles que fizeram e fazem parte da vida construindo nossa própria e única estória viva.

Por isso estou aqui compartilhando com vocês essa minha mais recente terapia: a de organizar pensamentos e palavras para então criar pequenas estórias.