BOCA DO FORNO? O QUE EU MANDAR VOCÊS FAZEREM, VOCÊS FAZEM?

-Boca do forno?

- Forno!

- O que eu mandar vocês fazerem, vocês fazem?

- Fazemos!

É com essa brincadeirinha de criança que ele, o todo poderoso ordenou que deveríamos delegar o comando do navio a quem ele apontou o dedo( e olha que nem dedo ele tem) e avalizou. Essa brincadeirinha pode nos custar caro, se não crescermos logo e amadurecer nossas atitudes, vamos acabar obedecendo sempre o que o mestre nos ordena.

O mestre agora quer que direcionemos nossas forças para o que ele acha melhor e tem certeza que vai nos conduzir por mares turbulentos (ele acha!!!) com a calmaria necessária. Ele falou tá falado! Ele inventa futuros e nós acreditamos. Ele aponta a estrada e nós seguimos sem mesmo olhar o caminho que iremos percorrer. Quanta confiança nós temos!. Tudo isso só vem mostrar que somos manipulados, que somos frágeis e com o poder de decisão contestável.

Será que ainda precisamos de alguém que nos ensine a caminhar? Parece que estamos hipnotizados ou carentes, pois estamos entregues ao que dita um herói que elegemos por falta simplesmente de uma seriedade que deveria ser inconteste. Ele arrota que fez isso, que fez aquilo, mas ele, o senhor da verdade, esquece que tudo que ele fizer ainda é pouco. Ele disse que alimentou famintos, que saciou a sede de tantos, ele disse mais do que fez, mas entendo que uma mentira repetida muitas vezes torna-se uma “verdade absoluta”. E se ele fez tudo isso como já falei, não fez mais que sua obrigação.

Agora na minha imensa ignorância, ele tem tal poder assim para querer se perpetuar por terceiros? Vamos rever essa brincadeira e não fazer sempre o que o mestre nos ordena. Boca do forno? Cuidado com o que vai fazer com sua resposta!

MÁRIO SÍLVIO PATERNOSTRO