A DONZELINHA

Ela entrou na minha sala procurando pelo meu filho que é advogado.Falei que ele estava no Fórum e que logo voltaria.Apresentou-se como mãe do João,porteiro do nosso prédio e que gostaria de colocar um homem na cadeia.

Analisando melhor vi nela um misto de tristeza e ira ao mesmo tempo.

Não demorou muito e meu filho chegou.

Ela se apresentou e de pronto foi conduzida até uma outra sala. Ela pediu para eu entrar junto pois ,depois de falarmos um pouco ali na sala de espera ,parecia que me conhecia faziam um bom par de anos.

Iniciou a conversa assim:-Doutor,quero colocar um sujeito na cadeia por que não tem outra coisa pra fazer .Trata-se de um ex cunhado meu.Vou começar essa estória desde o começo doutor.Preste atenção e me diga se não tenho razão.

-Quando eu era ainda uma menina,meu pai ficou viúvo e levou os filhos para morar com ele numas terrinhas,coisa pouca, que ele tinha no Interior do Acre.Do lado da nossa chacrinha morava um fazendeiro que era dono de um seringal muito grande.Ele era muito rico e tinha dois filhos .Um deles eu achava bonito,era o mais moço dos dois.Mas nunca olhei pra ele direto.Era muito envergonhada naquele tempo e moça de familia não olhava pros moços,assim,sem mais nem menos.

-Sempre via ele rondando lá em volta de casa mas nem prestava atenção, até que um dia o irmão dele foi lá em casa e, pra minha surpresa ,veio pedir a minha mão em casamento para seu irmão,a minha mão já pensou?Meu pai achou aquilo esquisito mas aceitou.A gente era muito pobre sabe e na idéia do meu pai aquilo era a legitima sorte grande.

-Marcaram o dia do casório mas ,com o noivo mesmo só conversei umas duas ou três vezes.

-No inicio achei esquisito da gente se entender porque ele quase nunca falava comigo,só resmungava.Certa vez arrumando a nossa cama achei debaixo do travesseiro uma faca de cozinha que a gente tinha.Me assustei,mas ele falou que era porque tinha receio de que algum bicho entrasse e quizesse morder a gente.E acredita que já no segundo mês engravidei?

-Um dia ele foi buscar umas roupas no varal para me ajudar e notei que estava diferente,amuado num canto e assim passou horas sentado no mesmo lugar.Olhar desconfiado e para encurtar o caso ele parecia meio louco.Falava e brigava sozinho,dando tapas no ar.Nem falei nada para o meu pai pois senão o coitado teria que aceitar em casa eu ,e mais uma boca ,que era da criança que eu esperava.

-Aguentei firme e tive 5 filhos com ele,assim,um atráz do outro.Uma escadinha.

-Quando as crianças foram crescendo,todos homens ,foi que fiquei sabendo que eles eram doentes como o pai .Um deles eu tenho até hoje que trazer trancado num quarto ,de tão valente que ele é,outro trago amarrado no pé da mesa,ele ali fica quieto,este é mais bonzinho.Tenho outros dois ,que só fazem algazarra e brigam com quem passa na frente de casa ,mas não saem pra fora não..O joão é o mais certo deles mas nunca estudou,tem a cabeça fraca ,coitado, me dá todinho o salário pra ajudar os irmãos.

-Fazem bem uns 15 anos que de tanto o meu marido encomodar, entreguei ele pra familia dele cuidar.Eles que se virassem,nem queria nada dessa gente.Nunca me ajudaram em nada, pois eu nem sabia das leis e sempre fiz faxina em casa de familia.Hoje eles são já homens e ano passado,eu fui lá no meu cunhado para pedir um dinheiro emprestado para comprar comida, pois já estou sem forças pra trabalhar.Sabe o que este desgraçado fez doutor?Me empurrou escada abaixo e me chamou de preguiçosa,de vadia.Ele não ia me emprestar nada e nesta queda eu quebrei o cotovelo.Até hoje não consigo fechar o braço direito e nem posso trabalhar.Dei parte dele na delegacia, mas como tem muito dinheiro não deu em nada.

-Enquanto me recuperava eu fiquei pensando de como seria minha vida se meu cunhado não tivesse ido lá em casa e fazer eu casar com esse irmão ,um louco.Ele bem que já sabia disso.Queria era uma boba prá cuidar do irmão pra eles viverem sem esse estorvo.

-Não teria tido esse monte de filhos também com a doença do pai,quer dizer ,ele acabou comigo,traçou um destino muito triste pra mim,por conta dele mesmo.

-Doutor,me diga de verdade,será que não se pode botar um homem desses na cadeia?

Com este ato de me chamar para casar com meu ex marido ,ele acabou com a minha única vida.E eu doutor...era só uma donzelinha...

mirian schuck
Enviado por mirian schuck em 16/09/2010
Reeditado em 20/09/2010
Código do texto: T2501925