CRÔNICA – Eleições 2010

 

            Dizia-me uma grande amiga, há poucos dias, que lendo a obra do escritor João Ubaldo Ribeiro, conhecido no mundo inteiro, deparou-se com uma frase que fora dita pelo General João Batista Figueiredo, quando exercia o mandato de presidente da República do Brasil.

            Antes de citar a colocação dele, ex-presidente, gostaria de dizer que o fora motivado pela Revolução de 1964, que muitos ainda a classificam como golpe militar, de ditadura, mas isso cada um que tire as suas conclusões. Um fato é verdadeiro: Não havia tanta roubalheira e desrespeito ao erário público.

Todavia, o que não se pode negar é que o regime era mesmo ditatorial, só se fazia o que os militares queriam e ai de quem não caminhasse na linha! O Brasil já se acostumara, de longa data, a regimes de exceção desde os tempos do descobrimento. Nos últimos tempos, poucos foram os presidentes que completaram seus mandatos. O Fernando Henrique Cardoso, o fizera, e também o Luiz Inácio Lula da Silva, este que andou perto de experimentar o “impeachment” quando daquelas fases de verdadeiros assaltos ao bolso popular.

Ditadura por ditadura, o que vivemos atualmente neste país nada tem de diferente dos idos de 1964, salvo que os mandatários de hoje não são militares, mas contam com forças para-militares como, por exemplo, o MST, que nada mais é do que uma facção violenta patrocinada pelo governo e que está pronta a entrar em ação a qualquer momento. Quem discorda do Lula, quem o enfrenta, quem diz a verdade sempre sai perdendo, recebe troco bem agressivo. E em sendo impotente esse movimento, basta falar com o Chávez, na Venezuela, que reforços serão enviados com a mais absoluta presteza. Ditadores se ajudam mutuamente.

Os militares do nosso país estão caladinhos nos seus cantos, quietos, e nada dizem, ignoram até os escândalos sem nada fazer. Mas se forem chamados eles acorrerão em defesa da pátria. E quando se sabe que o João Goulart foi demitido da presidência apenas por desconfiança de que seria um comunista não dá para acreditar. Os do PCB e do PC do B estão aí na Câmara e no Senado, exercendo suas atividades políticas a bel prazer. Sou contrário a qualquer tipo de ditadura, tanto de esquerda, como de direita.

Feita essa digressão vamos revelar a frase do militar presidente: “UM POVO QUE NÃO SABE NEM ESCOVAR OS DENTES NÃO ESTÁ PREPARADO PARA VOTAR. Eu nunca vi uma declaração tão verdadeira na minha vida. E tem também os que são analfabetos de pai e mãe, os de menor idade, que não têm preparo algum para exercer a cidadania, até por que tem aquele negócio da incapacidade jurídica. E nessa onda de voto obrigatório o país vai caminhando até quando ninguém sabe. Essa obrigatoriedade é uma forma de exigir daqueles que vendem os sufrágios que votem no governo da corrupção; até presidiários que perderam o direito de ir e vir, os direitos à liberdade estão aí de posse de seus títulos pra votar, e a urna vai até eles nas prisões... Uma beleza...

 

Mudando de assunto:

 

Empresa acusa filho de Erenice de cobrar comissão para liberar crédito no BNDES

Uma empresa de Campinas confirma que um lobby opera dentro da Casa Civil da Presidência da República e acusa filho da ministra Erenice Guerra de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), informa reportagem de Rubens Valente, Fernanda Odilla e Andreza Matais.

Interessada em instalar uma central de energia solar no Nordeste, a EDRB do Brasil Ltda. diz que o projeto estava parado desde 2002 na burocracia federal até que, no ano passado, seus donos foram orientados por um servidor da Casa Civil a procurar a Capital Consultoria.

Trata-se da firma aberta em nome de um dos filhos de Erenice, Saulo, e que foi usada por outro, Israel, para ajudar uma empresa do setor aéreo a fechar contrato com os Correios --primeiro negócio a lançar suspeitas de tráfico de influência no ministério, revelado pela revista "Veja".

A Casa Civil confirmou ontem que houve uma reunião com representantes da EDRB em novembro na sede da Presidência, mas negou que a hoje ministra Erenice Guerra tenha participado.

"A audiência foi pedida inicialmente com a secretária-executiva, mas, por incompatibilidade de agenda, foi conduzida pelo então assessor especial e atual chefe de gabinete da Casa Civil", informou a assessoria. Tem dinheiro do povo, que ajuda dona Dilma, nessa história.  Onde estão os ministros da justiça que não colocam esse cara na cadeia?! Ou eles não viram nem leram coisa alguma? Por essas e outras tenho vergonha de ser brasileiro!

Olha, gente, dona Dilma não é de confiança. Será que ela ganhava?!

 

Fonte: Internet – UOL.

 

 

Era o que tinha a dizer nessa vergonha toda.

Em revisão.

16/09/2010 12h19min - Lúcia Constantino

É interessante também se notar que os jovens podem votar a partir dos 16 anos, mas não podem assumir os seus próprios atos diante da justiça, só aos 18! -- então, que pensamento é esse, me pergunto. Que disparidade ignóbil é essa! - e NÃO OUVI NENHUM CANDIDATO tocando nesse assunto, pois claro, iriam perder os votos dos jovens! Mas na hora dos crimes cometidos por jovens, a justiça e sociedade os consideram não responsáveis por suas ações -- então, na hora de votar, de ESCOLHER OS GOVERNANTES de uma pais, eles são responsáveis por suas escolhas! Isso NÃO TEM nenhum sentido! Essa votação dos jovens foi feita pra eleger político, nada mais -- Uma vergonha!!!! É a maior aberração desse país que realmente NÃO É SÉRIO, se algum dia já o foi!!! -- Parabéns por seu artigo, sinceramente, temo muito pela politicalha que está aí...

Para o texto: CRÔNICA Eleições 2010 (T2501329)

16/09/2010 12h02min - Doroni Hilgenberg

Pois é... E se não me engano foi João Batista Figueiredo quem disse essa Frase; “SOU VELHO, MAS NÃO SOU VELHACO" O que vem a calhar nessa fase atual do nosso tão desprestigiado governo. Ah, Deus! Se esse povinho soubesse votar e percebesse que estão sendo usados para perpetuar o poder desses políticos corruptos. É por isso que não ligam para um ensino de qualidade, é por isso que o Brasil um pais tão rico, continua chafurdando na pobreza e no engodo. Onde vamos parar? Esta dupla me enoja! Bjs

Para o texto: CRÔNICA Eleições 2010 (T2501329)


16/09/2010 15h28min - Welinton

LULA: O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA. PIOR E MAIS CORRUPTO DO QUE O COLLOR. O PODER CORRUPTIVO DESTE PRESIDENTE IMBECIL, QUE NUNCA TRABALHOU E SEMPRE VIVEU COMO LOBISTA É TÃO GRANDE QUE ELE SE ESQUIVOU DE UM NOVO IMPEACHEMENT. SABE-SE LÁ COMO! ESTA MALDITA SEMENTE, A "BANDILMA" QUE OS INSCONCIENTES BRASILEIROS ESTÃO PLANTANDO, VAI NOS TRAZER UMA MALÉVOLA COLHEITA, QUE PODE TIRAR O BRASIL DO SEU VERDADEIRO CAMINHO DA ORDEM E PROGRESSO. NÃO PODEMOS NUNCA DUVIDAR DO PODER DAS TREVAS... VEJAM O DESNROLAR DESTAS ELEIÇÕES. QUE A LUZ INTERCEDA E NOS SOCORRA A TEMPO DE NÃO CAIRMOS DE VEZ NO FUNDO DO POÇO CAVADO PELO "LULLA" E NUMA CONTINUIDADE PELA "BANDILLMA". PARABÉNS PELO LIVRE E BELO DISCERNIMENTO. ABRAÇOS DE LUZ!

Para o texto: CRÔNICA Eleições 2010 (T2501329)




16/09/2010 13h24min - Neusa Staut

Infelizmente por mais triste que seja a realidade, temos que admitir que cada povo tem o governo que merece e nós com certeza merecemos esta corja que aí está e que vai sim ganhar as eleições porque um povo que se vende como o nosso povo, tem mesmo que viver dentro de uma * cesta* (((cesta isso, cesta aquilo)) sendo manipulados como são nas mãos dos abutres... e assim... caminha nosso país para a vala. parabéns pela bela e pertinente crônica!! Um beijo

Para o texto: CRÔNICA Eleições 2010 (T2501329)



17/09/2010 18h56min - Celêdian Assis

Como sempre um primor as suas considerações sobre as bandalheiras políticas que nos assombram a todo tempo. Sabe, você fez ai uma abordagem sobre os analfabetos e é incontestável que eles não têm condições de ter discernimento político, mas tem me preocupado muito ultimamente e principalmente nestas eleições que se aproximam, os pseudo intelectuais, creio que ai há perigo iminente, de que se encantem com a política atual perpetuada. Quanto aos menores, não há dúvida que tê-los incluído ao rol de eleitores , não é nada convenente do ponto de vista de se valorizar a verdadeira democracia, mas muito conveniente para os políticos. Sobre o voto obrigatório, até escrevi um texto aqui no RL recentemente, creio que você o comentou, que tomo a liberdade de repetir um trecho a despeito deste tema: "O exercício de votar não deveria constituir dever por estar atrelado "constitucionalmente" à obrigatoriedade e levar o cidadão à inércia e ao descaso para com as questões políticas e sociais que nos envolvem diretamente. Deveria antes, tal exercício, atribuir importância maior ao direito legítimo de transformação que ele nos confere, como sujeitos ativos que somos e que desejam dizer não à passividade." Bom, meu amigo, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e que bom seria se a novela terminasse com final feliz. Um grande abraço e parabéns por esta ótima crônica.

Para o texto: CRÔNICA – Eleições 2010 (T2501329)



ansilgus
Enviado por ansilgus em 16/09/2010
Reeditado em 17/09/2010
Código do texto: T2501329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.