Por que esquecemos completamente certos livros lidos?

Quando eu lecionava para o Segundo Grau, hoje Ensino Médio, eu costumava pedir aos alunos para fazer seminário. Geralmente o seminário era feito por cinco alunos. Eu pedia aos alunos para ler um livro, apresentar para a classe o resumo da obra, características do estilo literário, e do autor. Eu escrevia na lousa uma relação de livros que poderiam ser lidos e deixava a classe escolher. Mesmo que eu não tivesse lido uma obra, eu escrevia na lousa o nome dela.Um livro que eu não tinha lido até a época do seminário foi: Memórias de um Sargento de Milícias. Não havia lido por nunca ter vontade de ler esse livro, embora fosse muito importante tê-lo lido, pois esse livro entrou num concurso que fiz, e por não tê-lo lido não pude responder as questões. Na hora do seminário, uma das alunas que fazia parte do grupo me perguntou:” Você já leu esse livro professora”? Eu respondi: “Não li, mas eu pedi para vocês lerem, pois este livro quase sempre entra no vestibular e concursos. E eu fui mal num concurso por não querer lê-lo.” A menina sorrindo disse: “então posso mentir a vontade, pois você não leu o livro”. Porém essa aluna era estudiosa e fez o seminário muito bem. Ela começou dizendo que o livro era demais chato, mas contou a história com muitos detalhes.

Sei que ela contou bem a história, pois antes de terminar o bimestre eu li o livro e constatei a veracidade do resumo que ela apresentou.

Em outra classe um grupo apresentou no seminário o livro: O sertanejo. Este livro de José de Alencar eu tinha estudado muito, pois fiz um trabalho sobre ele no segundo ano de literatura brasileira na faculdade. Todavia eu tinha esquecido tudo sobre o livro. O menino que apresentou o resumo do livro, realmente leu o livro. Este livro eu li de novo, pois não me lembrava mais nada sobre ele, e precisava avaliar o aluno. Achei esse livro muito chato e arrependi de pedir que lessem, porém eles não falaram que o livro era chato.

Além desse livro que eu disse que tinha esquecido tudo sobre ele, há um outro que é “Fogo Morto, mas esse não li novamente, mas também não relacionei na lista dos livros que deveriam ser lidos, pois fazia parte do programa do terceiro ano.

Esse foi o ano que tivemos alunos mais interessados em aprender na Escola Caetano de Campos, em minha opinião e de meus colegas.