POLITIRIRICA - Tiririca e a melhor campanha nacional.

Em tempos de capanha eleitoral, todos nós estamos cansados de ouvir carros de som pelas ruas com bordões enjoativos, fracos e... as vezes nojentos, com as velhas musiquinhas do momento, interpretadas por artistas baratos e desconhecidos (Leia-se horríveis, sem noção alguma de musicalidade, no máximo uma rima pouca pra música não ficar vaga), com as mesmas promessas de sempre, e blá blá blá... As cidades sujas com santinhos (termo absurdo, dado à um papel com a foto de um político, seu respectivo número, e promessas de governo na maioria das vezes... enfim), fora as poluíções visuais com cartazes, faixas, o bom-companheirismo e carisma forçado de candidatos que você nunca viu na vida, e etc...

Sempre levei comigo 3 propósitos, e que ao redigir este texto hoje, pareço estar quebrando um deles (o que não é verdade, em tempo decorrente do texto tentarei colocar mais aguçada a parte reflexiva, conhecimento, baseado em fatos reais, e um pouquinho de humor, falando sobre tal assunto).

-No Brasil, não discutir sobre: >Política<, Religião e Futebol.

Como já é de costume em nosso país (não sei como lidam nos outros sobre isso) termos candidatos inusitados concorrendo à vagas preciosas de poder, em toda minha vida, eu nunca vi um candidato, que combinasse tanto com a política praticada atualmente por aqui. O humorista Francisco Everardo Oliveira, vulgo TIRIRICA, trás em sua campanha bordões como "Pior do que tá não fica", "O que um candidato faz, na verdade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto", piadinhas nos carros de som que andam pelas ruas, entre outros, que até o momento seriam uma surpresa, e motivos de risadas, tanto para o eleitor, quanto para os concorrentes às vagas. Mas o que eu me questiono é o seguinte -Ora, se um candidato onde sabe o que faz, tem planos, promessas e projetos, tem o tempo, poder, conhecimento e respectiva capacidade para fazer, não faz simplesmente por motivos pelo qual desconhecemos, tiririca trás consigo nada mais, nada menos do que a verdade, e ainda mais, ele lidera as pesquisas disparadamente, e concorre à chance de ser o CANDIDATO MAIS VOTADO DE TODA A HISTÓRIA DE NOSSA POLITÍCA.

O melhor ainda está por vir, onde toma conta dos seus concorrentes, o desespero de ver que o autor do Hit FLORENTINA, dos anos 90, ganha nas pesquisas e irá ocupar um cargo tão importante, para que até então alguém não tenha "capacidade política".

Um exemplo é o Candidato "Skaf" (SP), em crítica ao candidato "Tiririca", em seu horário político reservado, o desenhou em uma folha e colocou um Nariz de Palhaço (Nada demais até então), e ademais citou: "Eu não falo contra a campanha do Tiririca, mas quero chamar a atenção que se existe a chance dos eleitores de fazerem no Tiririca o candidato mais votado, é porque tem alguma coisa errada com os políticos". Estamos à 15 dias das eleições, e só agora ele percebeu isso? Certo desespero tardio é o maior fracasso para o momento.

E seria o melhor voto, onde o eleitor vota, já sabendo que ele "não sabe nada", ou seja... O que ele fizer é lucro! (Comparando-se aos atuais políticos, que se candidatam e tem propostas de governos, que não saem do papel por 4, 8, 12... anos, deixando-nos assim frustrados, e com razão!)

Por fim, em meu modo de pensar, não seria nada absurdo ter um canditado na câmera federal, um humorista (e dos bons!), para um país que já teve como um outro deputado ex-participante de casa dos artistas, um apresentador (agora falecido) de um programa de fofoca, e atualmente um analfabeto ex-metalúrgico como "Presidente da república".

Leonardo Camargo Guerra
Enviado por Leonardo Camargo Guerra em 16/09/2010
Reeditado em 16/09/2010
Código do texto: T2501172
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.